
A britânica ZeroAvia, desenvolvedora de tecnologias elétricas alimentadas por hidrogênio, anunciou hoje, 18 de janeiro, que a MEHAIR fez um pedido condicional de até 20 motores elétricos a hidrogênio do modelo ZA600. O pedido se soma às mais de 2.000 pré-encomendas de motores já garantidas pela ZeroAvia.
A MEHAIR (Maritime Energy Heli Air Services Pvt Ltd.) tem historicamente oferecido serviços em toda a Índia, começando pelas Ilhas Andaman e Nicobar em 2011. A empresa agora tem planos ambiciosos para crescer em uma variedade de rotas sub-regionais em toda a Índia, com aeronaves comuns e também com anfíbias.
A empresa explorará uma gama de opções para financiar a aquisição e modernização dos motores de sua próxima frota de 10 aeronaves Cessna Caravan, incluindo o trabalho com potenciais parceiros de leasing. A empresa já possui relacionamento com a MONTE como parceira locadora preferencial do ZA600.
A ZeroAvia e a MEHAIR também trabalharão juntas no estabelecimento do fornecimento de combustível para os serviços da operadora em toda a Índia.
A fabricante planeja certificar o ZA600 até ao final de 2025 e já está trabalhando em estreita colaboração com a Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA-UK), bem como com outros reguladores, para garantir a harmonização e a rápida certificação a nível global.
A Índia tem grandes aspirações de usar o hidrogênio como um facilitador chave do seu futuro energético limpo, especialmente em setores difíceis de reduzir emissões, como a aviação, e de atingir o zero líquido até 2070. A meta de atingir 5 milhões de toneladas métricas de produção de hidrogênio por ano foi definida para 2030.
A aviação também está crescendo vigorosamente em todo o país, com o número de ageiros mais do que duplicando na última década e com a previsão de mais de 500 milhões de ageiros por ano até 2030, de acordo com a CAPA Índia.
Os motores elétricos alimentados por hidrogênio usam hidrogênio em células de combustível para gerar eletricidade, que é então usada para alimentar motores elétricos que acionam as hélices da aeronave. A emissão gerada é a água.
Informações da ZeroAvia