Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Após a histórica primeira decolagem, em território brasileiro, do novo caça Gripen NG que integrará o arsenal da Força Aérea Brasileira (FAB), muitas pessoas questionaram se o voo feito na quinta-feira, 24 de setembro, teria sido conduzido por um piloto brasileiro ou da fabricante da aeronave, a SAAB.
Para responder a esta pergunta, trazemos a seguir um vídeo divulgado pela SAAB antes do voo:
Hoje, 23/09, o Gripen ou por alguns testes em solo no aeroporto de Navegantes (SC). O acionamento do motor e o taxiamento foram alguns dos ensaios. #GripenBrasileiro #ColaboraçãoReal @fab_oficial pic.twitter.com/nbUb4Vl0EN
— Saab do Brasil (@saabdobrasil) September 24, 2020
Como você pôde ver no vídeo acima, o responsável foi o piloto de testes da SAAB, Marcus Wandt. Na gravação, ele fala sobre como estavam sendo os preparativos para a missão, que partiria do Aeroporto de Navegantes (SC), e quais as expectativas para a continuidade dos testes, na Embraer em Gavião Peixoto (SP).
Apesar de não ser brasileiro, Marcus parece ter se sentido orgulhoso de ter feito o primeiro voo da história do novo caça brasileiro no espaço aéreo nacional. Em outro vídeo, divulgado pela FAB após a conclusão do translado, as imagens mostram o piloto sorrindo e comemorando ao abrir o canopi do Gripen logo após a chegada em Gavião Peixoto.
Nós também divulgamos este vídeo aqui no AEROIN. Caso você não tenha visto ou queira revê-lo (e vale muito a pena, porque as imagens do voo ficaram lindas!), pode clicar aqui ou no título logo abaixo para ar.
Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.