
Na última segunda-feira (20), a Qantas Airways reimplantou o Airbus A380 em seu emblemático voo QF-1 entre Sydney, na Austrália e Londres, na Inglaterra, via Cingapura, o que também implica a re-oferta do serviço de Primeira Classe nesta rota. As companhias geralmente designam como voo “1” uma rota importante de sua malha aérea, como exatamente faz a companhia australiana.
Os voos serão operados com o A380 de cabines renovadas com 485 assentos, configurados em quatro classes: 14 Suites, 70 Business Suites, 60 na Economy e 341 na Economy. O novo lounge a bordo da aeronave tem capacidade para 10 pessoas e um menu de lanches.
Em solo, o Qantas First Lounge (a sala VIP) acomoda 240 ageiros e oferece uma experiência gastronômica requintada de Neil Perry, com um menu inspirado na culinária de Cingapura. O bar de mármore Carrara convida os viajantes a escolher entre um extenso menu de bebidas, incluindo champanhe, coquetéis e mais. Já o salão conta com móveis clássicos com peças de design moderno para criar um ambiente único para os ageiros.
Única na Ásia
Cingapura é a única na Ásia onde a Qantas opera com o Airbus A380 e oferece serviços de primeira classe. A transportadora australiana também opera 20 voos semanais do Airbus A330 para o Aeroporto Internacional de Changi a partir de Sydney, Melbourne, Brisbane e Perth.
Dados obtidos pelo site Aviacionline por meio do Departamento de Infraestrutura, Transporte, Cidades e Desenvolvimento Regional indicam que, entre junho de 2018 e junho de 2019, a Qantas mobilizou 1.016.825 ageiros para Cingapura com um fator de ocupação de 86,9% em 3.702 operações aéreas, sendo o terceiro mais importante da empresa no mercado internacional, enquanto no Reino Unido mobilizou 468.001 ageiros com um fator de ocupação de 89,7% em 1.455 operações aéreas.
Quando a pandemia eclodiu, a Qantas armazenou seus doze A380 em Victorville, Estados Unidos, sem nenhuma perspectiva clara de usá-los novamente. Mas isso mudou em agosto do ano ado, quando anunciou que os gigantes retornariam em 2022. Embora a data prevista fosse julho deste ano, o aumento da demanda fez com que a antecipação para abril no caso da rota para Los Angeles, e agora junho para Londres e Cingapura, foi necessário.
De acordo com informações da plataforma ch-aviation, atualmente três dos Airbus A380 da Qantas Airways estão ativos, quatro estão em manutenção e outros quatro ainda estão em Victorville.
Leia mais: