2s2i3l

Após a Airbus Helicopters apresentar ontem, 11 de março, seu novo modelo H140 na feira da indústria de elevação vertical VERTICON, em Dallas, Texas, nos Estados Unidos, a fabricante europeia já conta mais de 60 unidades encomendadas (entre pedidos firmes e opções de compra) por diferentes clientes.
A norte-americana Global Medical Response (GMR) assinou um acordo para até 15 helicópteros H140 no setor de serviços médicos de emergência (EMS). A GMR, especializada na indústria de transporte aéreo médico, encomendou 10 unidades do H140, com opções para cinco helicópteros adicionais. Com sede em Lewisville, Texas, a GMR é uma das maiores operadoras de helicópteros Airbus na América do Norte.
Outra norte-americana a acordo com a Airbus foi a STAT MedEvac, para até três helicópteros H140 no setor de EMS. A STAT MedEvac, uma operadora de transporte aéreo médico com sede em West Mifflin, Pennsylvania, encomendou duas unidades, com opção para um helicóptero adicional.
Completando os pedidos de empresa baseadas nos EUA, a Metro Aviation e a Airbus Helicopters am um acordo para até 36 helicópteros H140 no setor de EMS. A Metro Aviation, uma operadora de transporte aéreo médico com sede em Shreveport, Louisiana, encomendou 12 unidades, com opções para 24 helicópteros adicionais.
Além das norte-americanas, a ADAC Luftrettung e a ÖAMTC Flugrettung am um acordo para a compra de dez helicópteros H140, dos quais cada operador receberá cinco. Assim, os operadores de serviços médicos de emergência por helicóptero da Alemanha e da Áustria também estão entre os clientes de lançamento do novo helicóptero H140. Para a ADAC Luftrettung, o acordo também inclui a aquisição de três helicópteros H135 e um H145.
A ADAC Luftrettung, uma das maiores operadoras de serviços médicos de emergência de helicóptero (HEMS) na Europa, utiliza 60 helicópteros Airbus a partir de suas 38 estações. Em 2024, o operador respondeu a cerca de 50.000 missões, muitas vezes salvando vidas.
A ÖAMTC Flugrettung opera 32 helicópteros H135 a partir de 18 bases permanentes e 4 bases adicionais de inverno na Áustria. No ano ado, o operador realizou mais de 22.000 missões, com uma média de 61 missões por dia.
O H140 é uma aeronave de asas rotativas da classe de 3 toneladas que complementa a atual oferta de helicópteros leves bimotores da Airbus Helicopters para os mercados de serviços médicos de emergência, transporte de ageiros e aviação privada e de negócios. A entrada em serviço do helicóptero está planejada para 2028 no segmento de serviços médicos de emergência.
Informações da Airbus