
Residentes da capital suíça de Berna não terão voos locais na próxima temporada de verão, mas nem por isso se deixaram abater. Numa iniciativa incrível e incomum, eles decidiram criar sua empresa aérea por conta própria.
Desta forma inovadora nasce a flyBAIR, a primeira companhia aérea criada por iniciativa popular no mundo cujos fundos estão sendo levantados pela internet, através de financiamento coletivo (crowdfunding). O projeto tem sido um sucesso até agora, com apenas sete dias no ar, a campanha já arrecadou mais de 43% do necessário para dar o primeiro o.
Como a flyBAIR vai captar os recursos?
Em seu site flybair.ch, a companhia explica que precisa de cerca de 2,5 milhões de francos suíços (US$ 2,5 milhões) para o seu lançamento, que já está agendado para 1º de maio do próximo ano; destes. O objetivo é arrecadar 1 milhão de francos dentre os cerca de 1 milhão de cidadãos de Berna nos primeiros trinta dias da campanha.
Embora reconheçam que a ideia é louca, os criadores decidiram solicitar apoio local porque acreditam que já ou da hora de uma companhia aérea conectar a capital suíça de volta aos destinos europeus, e que seus concidadãos concordam totalmente com isso. Antes, a única companhia aérea que operava por lá, a SkyWork Airlines, faliu no final do ano ado.
Atualmente, o terminal não possui voos comerciais e, para pegar um avião, os viajantes percorrer cerca de 75 quilômetros para chegar a Zurique, localizadas no sudoeste do país, ou cerca de 150 quilômetros para Genebra, para o nordeste.
No entanto, o plano de negócios não parece tão “louco” assim, como disse o criador, pois toda a operação será toda ‘terceirizada’; isto é, os voos serão comercializados pelos operadores turísticos Hotelplan e TUI Suisse, enquanto que as operações permanecerão nas mãos da companhia aérea suíça Lions Air e uma frota, arrendada da alemã German Airways.
Outra coisa legal do projeto é que os equipamentos alugados são um um turboélice Dash Q400 e o bi-reator Embraer E190, produzido no Brasil.