
Em mais um final de semana em que a segurança da aviação foi colocada em risco pela presença de balões nas proximidades dos aeroportos de Campinas-Viracopos e São Paulo-Guarulhos, a Polícia Militar deteve quatro homens suspeitos de soltarem um balão de 18 metros.
Segundo reportado pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), a prisão ocorreu em uma área de conservação na região do Parque do Pedroso, em Santo André, no ABC Paulista, no domingo (18). Os envolvidos foram multados em R$ 40 mil.
As equipes foram acionadas pelo Copom Ambiental após uma denúncia informar sobre a queda de um balão de grande porte na região. Quando chegaram ao local, recolheram o item e iniciaram as buscas pelos responsáveis.
Os policiais aram mais de uma hora e meia na mata, quando encontraram quatro homens carregando partes do balão, além de bandeira, arreio, boca e cangalha, materiais usados como e do utensílio.

Eles foram abordados e autuados por infração ambiental, com multa de R$ 40 mil. Posteriormente, os suspeitos foram levados ao 6° Distrito Policial de Santo André.
O delegado responsável elaborou um documento oficial e encaminhou à Delegacia de Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma) e ao Ministério Público sobre crime cometido com base na lei que pune a fabricação, venda, transporte e soltura de balões que possam provocar incêndios em florestas ou vegetações (artigo 42 da Lei nº 9.605/98).