
Os ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; dos Transportes, Renan Filho; e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, visitaram, neste sábado (3), o canteiro de obras do consórcio AeroGRU, em Guarulhos-SP. No local está sendo implantado o sistema Aeromóvel, que conectará os terminais do Aeroporto Internacional de Guarulhos à malha ferroviária TM (Companhia de Trens Metropolitanos) – operadora de transportes ferroviários ligada à Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo.
Com o sistema, espera-se uma economia no tempo de deslocamento entre os terminais e o trem metropolitano, de forma sustentável e segura. Com uma extensão de 2,7 km, ele terá capacidade de transportar até 2 mil ageiros por hora. A conclusão e entrega estão previstas para o primeiro semestre de 2024.
Segundo Costa Filho, as obras são fundamentais para melhorar o atendimento aos milhares de ageiros que utilizam o aeroporto. “Com o sistema moderno do aeromóvel, teremos uma conexão rápida que ligará a estação da linha 13 com o terminal de ageiros. Ampliar, modernizar e fortalecer a aviação civil brasileira é a orientação do presidente Lula“, disse.
Transporte automatizado
O Automated People Mover – APM (transportador de pessoas automatizado em tradução livre) é um projeto de mobilidade que beneficiará as pessoas que am pelo aeroporto diariamente.
A obra está sendo executada pelo consórcio AeroGRU e contempla a construção de uma estação em cada um dos três terminais de ageiros do aeroporto e uma estação junto à TM, sem custo para o usuário. O intuito é promover uma conexão rápida entre a Linha Jade, da estação da TM e os terminais de ageiros.
“Estamos aqui hoje, por orientação do Presidente Lula, junto com o ministro de Portos Aeroportos, o ministro do Transporte, para acompanhar duas grandes obras, dois grandes pacotes de obras, que são de investimentos do governo federal em parceria com o governo federal e com o setor privado. O bom ambiente econômico, criado pelo presidente Lula, pela equipe econômica, liderada pelo ministro Fernando Haddad, ajudam a mudar a realidade de São Paulo, mas também ajudam a mudar a realidade do Brasil”, disse Padilha.
Leia mais: