
A Mexicana de Aviación anunciou que receberá em julho de 2025 a primeira aeronave de sua nova frota, adquirida junto à fabricante brasileira Embraer. O anúncio foi feito durante uma reunião entre Juan Ramón de la Fuente, chefe do Ministério das Relações Exteriores (SRE), e Fabio Capiraca, vice-presidente de Contratos de Defesa e Segurança da Embraer. 2c1036
A reunião também contou com a presença do embaixador brasileiro no México, Nedilson Jorge, e da subsecretária para a América Latina e o Caribe do Ministério das Relações Exteriores, Raquel Serur.
Durante o encontro, foi reafirmada a intenção de continuar colaborando em oportunidades de investimento nas áreas de aeronáutica comercial e integração de cadeias de suprimentos, além do desenvolvimento de tecnologia e conhecimento em outros setores, principalmente no setor espacial.
A importância da Agência Espacial da América Latina e do Caribe (ALCE) como plataforma para a cooperação e integração regional no setor também foi reconhecida.
Claudia Sheinbaum Pardo, presidente do México, participou da 6ª Feira Aeroespacial do México (Famex) e reiterou que a companhia aérea receberá um total de 20 aeronaves Embraer nos próximos meses, com o objetivo de fortalecer suas operações.
No evento, a presidente destacou que os esforços para beneficiar a Mexicana de Aviación são parte do compromisso em consolidar a “companhia aérea do povo do México”.
Em dezembro de 2024, o diretor da companhia, General Leobardo Ávila Bojórquez, já havia anunciado essa informação durante uma coletiva de imprensa matinal conduzida por Sheinbaum Pardo.
A presidente também mencionou que o Aeroporto Internacional Felipe Ángeles (AIFA) terá um fortalecimento de suas rotas domésticas e internacionais, geridas pela Mexicana de Aviación.
Após a suspensão de oito das 18 rotas da Mexicana de Aviación, foi anunciada em março a reativação dos voos para Puerto Vallarta a partir do Aeroporto Internacional Felipe Ángeles. A rota opera duas vezes por semana, às segundas e sextas-feiras, com horários de partida às 14h25 e retorno às 11h00.
Na mesma ocasião, foi comunicado que uma nova rota para Monterrey seria operada, além do aumento da frequência de voos chegando a Mérida, programados para os dias 12, 15 e 17 de abril, durante o período da Páscoa.