
Neste sábado, 24 de julho, aproveitando uma missão de transporte aéreo logístico já prevista, um avião Embraer C-95 Bandeirante da Força Aérea Brasileira (FAB) transportou, de Guarulhos/SP para Canoas/RS, uma onça-pintada, que será entregue aos cuidados do Zoológico Sapucaia do Sul/RS.
A ação da FAB para a preservação da fauna brasileira foi realizada em apoio ao Programa Nacional de Conservação de Onças Pintadas, promovido pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
#AsasQuePreservam
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) July 24, 2021
Hoje (24/7), aproveitando uma missão de transporte aéreo logístico já prevista, um C-95 Bandeirante da FAB transportou, de Guarulhos/SP para Canoas/RS, uma onça pintada, que será entregue aos cuidados do Zoológico Sapucaia do Sul/RS. ✈️🐆 pic.twitter.com/FvNDYZ9QKd



A atitude da Força Aérea Brasileira em prol do meio-ambiente repete o gesto feito pela companhia aérea LATAM pouco mais de uma semana atrás, no dia 15 de julho, quando concluiu o traslado de uma fêmea de onça-pintada de Marabá (PA) para o aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP).
O objetivo da viagem do dia 15 foi o pareamento com um macho da mesma espécie (batizado de Pantanal) que vive sozinho sob os cuidados do Parque Ecológico Municipal de Americana (SP).
A operação da LATAM fazia parte do Programa Avião Solidário, em que a companhia auxilia de forma gratuita o transporte de pessoas, animais e carga em situações emergenciais envolvendo saúde, preservação ambiental e desastres naturais.
Na ocasião, pudemos ouvir como foi a curiosa situação na qual o piloto informou aos ageiros que havia “uma ageira especial” naquele voo. Caso você não tenha visto ou queira rever, pode ar clicando aqui ou no título a seguir: