A companhia aérea turca atlasglobal suspendeu seus voos desde ontem, 26 de novembro, até 21 de dezembro, dizendo que a transferência de voos para o novo aeroporto de Istambul causou problemas de fluxo de caixa.

“Com a transferência de voos para o novo aeroporto de Istambul a partir de abril de 2019, houve um aumento acentuado nos custos operacionais e de logística, impossibilitando compensar nossas perdas registradas no período de 2016-17”, afirmou em comunicado a companhia.
Entretanto, a empresa também citou uma demanda menor por seus voos no segundo semestre de 2018 devido à depreciação “rápida e agressiva” da lira turca. A moeda caiu 8,5% este ano, após cair quase 30% no ano ado.
A atlasglobal disse que a suspensão dará tempo para a necessária reestruturação e melhoria em seu fluxo de caixa.
Porém, a julgar pelos diversos casos de suspensões “temporárias” de operações de companhia aéreas neste ano, será necessário torcer bastante para que a parada não seja definitiva.
Em seu site, a companhia aérea turca apresenta o seguinte comunicado aos ageiros:

Quem é a atlasglobal?
A atlasglobal Airlines, antiga Atlasjet, oferece voos programados para ageiros e carga e opera rotas domésticas e internacionais da Turquia para Europa, Rússia, Cazaquistão, Alemanha e Emirados Árabes Unidos.
Fundada em 14 de março de 2001 com o nome Atlasjet, foi licenciada para o transporte de ageiros e mercadorias com voos não regulares domésticos e internacionais, e fez seu primeiro voo em 1 de junho de 2001. Em 2015, mudou de nome para atlasglobal.
Segundo dados do Airfleets, sua frota é composta de um Airbus A320, dez Airbus A321 e três Airbus A330-200, além de mais dois Airbus A320 na subsidiária ucraniana AtlasGlobal Ukraine.