
O presidente do Panamá, José Raúl Mulino, informou nesta sexta-feira, 26 de julho, que um voo da Copa Airlines foi impedido de decolar para Caracas, na Venezuela, devido a restrições impostas pelo governo de Nicolás Maduro. A aeronave levava a bordo um grupo de ex-presidentes latino-americanos que iriam atuar como observadores nas próximas eleições no país vizinho.
Estavam entre os ageiros os ex-presidentes Mireya Moscoso, do Panamá; Miguel A. Rodríguez, da Costa Rica; Jorge Quiroga, da Bolívia; e Vicente Fox, do México. A ex-vice-presidente da Colômbia, Marta Lucía Ramírez, também estava presente, além de Daniel Zovatto, ex-diretor da organização IDEAS.
Avión de Copa que transportaba a Presidenta Moscoso y otros expresidentes rumbo a Venezuela no ha sido permitido despegar desde Tocumen mientras ellos se mantengan abordo, por el bloqueo del espacio aéreo venezolano. Igual otro vuelo de Copa hacia Panamá desde Caracas no ha sigo…
— José Raúl Mulino (@JoseRaulMulino) July 26, 2024
Mulino afirmou que a razão para a proibição do embarque foi o bloqueio do espaço aéreo venezuelano, um ato que impede não apenas o voo com os ex-presidentes, mas também outras operações, como um voo da mesma companhia aéreas com destino a Panamá. Diante da situação, os ex-mandatários decidiram desembarcar, buscando transmitir uma mensagem de solidariedade aos demais ageiros.
Como informa a mídia panamenha, em resposta a essa situação, o ministro das Relações Exteriores do Panamá, Javier Martínez-Acha, anunciou que convocou a representante da missão diplomática da Venezuela em seu país.
Este episódio acentua a tensão política na região e destaca as dificuldades enfrentadas por líderes internacionais que tentam acompanhar contextos políticos delicados, como o da Venezuela. A medida do governo Maduro é vista por muitos como uma tentativa de silenciar vozes críticas e limitar a observância internacional sobre o processo eleitoral no país.
🇻🇪 AGORA: Governo Maduro não autoriza que ex-presidentes latino-americanos acompanhem as eleições, marcadas para este domingo.
— Eixo Político (@eixopolitico) July 26, 2024
O avião com os ex-mandatários de diversos países da América Latina está parado no Panamá e impedido de seguir para Caracas. pic.twitter.com/KxsNTjJsZT