
A LATAM Airlines se tornou o primeiro grupo aéreo na América Latina a se registrar no Registro de Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF) da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). Esta decisão voluntária é parte do compromisso da companhia com uma aviação mais sustentável e significativa. Atualmente, não há outra companhia aérea na região que faça parte dessa iniciativa.
O Registro de SAF busca garantir que todas as transações desse novo combustível sejam realizadas de maneira padronizada e transparente, permitindo monitorar os benefícios ambientais ao longo de toda a cadeia de valor.
Além disso, a iniciativa visa conectar companhias aéreas com produtores e fornecedores de SAF, independentemente da localização geográfica, oferecendo aos clientes corporativos das companhias aéreas o a reduções de emissões e aproveitando a capacidade das empresas de co-financiar os custos da descarbonização.
Johanna Cabrera, Gerente de Sustentabilidade do grupo LATAM, afirmou em entrevista ao “El Aéreo”: “A LATAM é o grupo aéreo mais sustentável das Américas, segundo a Avaliação de Sustentabilidade Corporativa (CSA) da S&P Global de dezembro de 2024, e temos um papel ativo na aceleração da descarbonização do setor. Embora o SAF seja uma das ferramentas mais importantes para avançar rumo a emissões líquidas zero, atualmente ainda existem muitas barreiras para escalar seu uso.”
Cabrera vê o Registro de SAF da IATA como uma iniciativa robusta para eliminar barreiras, especialmente na América Latina. Ela destacou a importância do apoio à união dos atores relevantes na cadeia e ressaltou que o sistema de contabilidade de emissões está alinhado às melhores práticas internacionais.
Para a LATAM, a sustentabilidade não é uma opção, mas uma missão. A empresa se comprometeu a se tornar um agente transformador na descarbonização da aviação. Nesse contexto, a companhia antecipa assumir um papel ativo com esta nova ferramenta para todo o mercado de SAF.
“O nosso principal objetivo é fortalecer a rastreabilidade e a credibilidade do SAF, garantindo que seus benefícios ambientais sejam corretamente alocados, tanto para as operações das companhias aéreas quanto para os relatórios de emissões de nossos clientes. Isso é fundamental para construir confiança no mercado e incentivar a descarbonização em larga escala com o SAF”, adicionou Cabrera.
A LATAM é líder na utilização de SAF na região, com seu primeiro voo em Chile em 2012 e a recente aliança com a Ecopetrol. A companhia está confiante de que pode contribuir para o desenvolvimento desse novo tipo de combustível na América Latina, solidificando seu papel como líder em sustentabilidade no setor aéreo e reforçando seu compromisso com um futuro mais verde na aviação.