
O Ministro de Portos e Aeroportos apontou que a LATAM está em negociação aberta com a Embraer para adquirir seus primeiros jatos da fabricante brasileira.
A notícia foi dada hoje, 13 de agosto, em coletiva de Silvio Costa Filho, mandatário do Ministério responsável pelo setor de aviação civil no Brasil. Nas últimas semanas, tem sido claro o movimento do governo para que as empresas aéreas brasileiras comprem jatos nacionais.
Em recente entrevista ao AEROIN, o CEO da LATAM Brasil, Jerome Cadier, confirmou que sim, analisa ter jatos Embraer na companhia como opção de crescimento para a empresa, que sofre com atrasos por parte da Airbus e da Boeing. Porém, o executivo destacou que nada está fechado ou perto de ser decidido, e que o concorrente direto, o A220 da Airbus, também está no páreo.
“Eles esperam crescer mais que 10% nos próximos três anos e estão considerando comprar 30 aviões, que podem ser da Embraer. A LATAM de fato teve conversas abertas com a Embraer, e estamos trabalhando para que eles analisem a compra de jatos nacionais. Mas não podemos impor a compra, seria incompreensível e um sinal muito ruim ao livre mercado”, afirmou Silvio Costa Filho à Reuters.
O uso de aeronaves Embraer por empresas nacionais no Brasil é baixo, dado que o mercado regional no país é mal desenvolvido, tanto por falta de infraestrutura e políticas públicas quanto pela pobreza, tornando ainda mais difícil a rentabilidade dos voos para o interior.