
A KLM Royal Dutch Airlines apresentou ontem, 21 de junho, sua visão sobre o pacote de medidas recentemente alterado pelo Ministério da Infraestrutura e Gestão da Água dos Países Baixos. Em sua visão, a KLM delineia as possibilidades de alcançar objetivos comuns na redução de ruído aos moradores do entorno do aeroporto, sem prejudicar a posição econômica dos Países Baixos e sua conectividade com o mundo exterior.
Barry ter Voert, Diretor de Experiência (CXO) & de Proposta de Valor do Empregado (EVP) para Desenvolvimento de Negócios da KLM, disse:
“Por mais de 100 anos, a KLM manteve os Países Baixos bem conectados com o mundo. No entanto, os voos têm um impacto nos moradores locais ao redor do Aeroporto de Schiphol e a KLM tem a responsabilidade de reduzir o impacto do ruído.
A KLM avaliou as medidas suplementares para reduzir o impacto do ruído para os moradores locais. Apreciamos que o ministério tenha adotado várias medidas do plano setorial intitulado ‘Mais Limpo, Mais Silencioso, Mais Eficiente em Combustível’. Ao mesmo tempo, ainda existem diferenças consideráveis.
Como resultado, a abordagem alterada do ministério ainda não está em conformidade com os regulamentos relevantes da Abordagem Equilibrada. O plano setorial amplamente apoiado garante que as metas de redução de ruído do ministério sejam totalmente alcançadas por meio da renovação da frota, procedimentos operacionais mais inteligentes e otimização do uso de nossas aeronaves mais silenciosas à noite.
Claro, estamos disponíveis para esclarecer nossa visão para o ministério e outras partes interessadas. Acreditamos que esta é a melhor maneira de desenvolver um pacote de medidas equilibrado e eficaz para reduzir o impacto do ruído, garantindo ao mesmo tempo que mantenhamos as excelentes conexões internacionais que são tão cruciais para os Países Baixos, negócios e pessoas em geral”.
Meta de redução de ruído do governo
Com base em cálculos feitos pelo Centro Aeroespacial Real dos Países Baixos (NLR), a KLM identificou seis áreas principais de melhoria que requerem consulta adicional na Abordagem Equilibrada para os planos do ministério. Os ajustes equilibrados e eficazes eliminam a necessidade de restrições de capacidade e redução do uso de pistas secundárias, o que atende às condições da Abordagem Equilibrada.
Os cálculos do NLR que avaliam os planos do ministério confirmam que o plano da KLM vai além da meta de redução de ruído do governo. O diagrama abaixo mostra qual porcentagem de redução de ruído pode ser alcançada para os moradores locais até novembro de 2026, sem reduzir os movimentos de aeronaves em Schiphol:

Equilibrado e eficaz
A principal preocupação da KLM é que os princípios do procedimento da Abordagem Equilibrada sejam devidamente aplicados. Isso implica que as medidas devem ser equilibradas e eficazes:
– Equilibrado: a proposta deve cumprir os requisitos da Abordagem Equilibrada, ser tratada com todo o cuidado devido e desenvolvida com base em princípios objetivos, factuais e legais;
– Eficaz: as medidas devem ser proporcionais, custo-efetivas e viáveis, e os efeitos das medidas devem ser devidamente mapeados.
Além disso, é necessário um cronograma realista para garantir que as aeronaves mais silenciosas sejam implantadas à noite. O mesmo se aplica ao estabelecimento de um ponto de partida claro para a Abordagem Equilibrada, na qual métodos de cálculo padrão e aceitos são usados para avaliar a magnitude real do impacto do ruído.
Todos os stakeholders apresentaram suas visões esta semana. O próximo o é o ministério ler e avaliar essas visões para revisar seu pacote de medidas. A KLM permanece comprometida em chegar a um pacote de medidas equilibrado e eficaz para reduzir o impacto do ruído. Ao mesmo tempo, é crucial para os Países Baixos, seus negócios e seu povo manter boas conexões com o resto do mundo.
O documento completo de resposta, disponibilizado pela KLM, pode ser ado clicando aqui.
Informações da KLM