Início Empresas Aéreas

KLM anuncia aumento de voos e novos destinos para o verão europeu deste ano 554g1u

A KLM Royal Dutch Airlines revelou sua programação para o verão europeu de 2025, com planos de operar voos para 161 destinos, sendo 95 na Europa e 66 intercontinentais. A temporada, que terá início em 30 de março e se estenderá até 25 de outubro, representa um crescimento de 4% na oferta de assentos em comparação com a mesma época em 2024. 2z2s3y

Embora a companhia esteja expandindo suas operações, a capacidade intercontinental permanece em torno de 90% do nível pré-pandemia. Isso se deve, em parte, à demora na entrega de peças de aeronaves e à escassez de pilotos.

No entanto, a KLM está entusiasmada com a adição de novos destinos intercontinentais, incluindo San Diego (Estados Unidos), Georgetown (Guiana) e Hyderabad (Índia). A companhia também manterá a rota para Portland (Estados Unidos), que foi introduzida na temporada de inverno de 2024.

Para apoiar esse crescimento, a KLM planeja incorporar três novas aeronaves Boeing 787-10 à sua frota durante esse período, reforçando suas rotas intercontinentais. Além disso, a frequência de voos aumentará para alguns destinos.

A partir de junho, as rotas combinadas para Kilimanjaro e Dar es Salaam (Tanzânia) arão a ser atendidas diariamente, uma elevação de quase 30% na oferta de assentos em comparação com o verão de 2024. Contudo, a KLM deixará de atuar na rota para Zanzibar (Tanzânia).

Os voos para Osaka (Japão) aumentarão para até cinco por semana a partir de abril, e Las Vegas (Estados Unidos) contará com voos diários, uma ampliação em relação aos cinco voos semanais do ano anterior.

O Rio de Janeiro manterá sua frequência diária, assim como na temporada de inverno, enquanto Edmonton (Canadá) terá cinco voos semanais, aumentando para seis durante o pico da demanda. Globalmente, a KLM oferecerá cerca de 10% mais voos para a América do Norte em relação ao mesmo período de 2024.

Expansão de Destinos na Europa

Na Europa, a KLM também está se expandindo, com a adição de três novos destinos: Liubliana (Eslovênia), Exeter (Inglaterra) e Biarritz (França). A companhia decidiu concentrar seus voos para Milão (Itália) no Aeroporto de Linate, que é mais próximo do centro da cidade, cancelando as operações em Malpensa.

A utilização do novo Airbus A321neo será ampliada, com a frota dobrando de cinco para dez aeronaves durante a temporada.

O número de frequências dentro da Europa também verá um aumento considerável, incluindo dois voos diários para Belfast (Reino Unido), quatro para Porto (Portugal) e um voo adicional diário para Barcelona (Espanha).

Durante a primavera e o outono, Split (Croácia) contará com dois voos diários e haverá frequências extras para Cracóvia, além de um voo adicional diário para Poznan (Polônia). Como resultado, a KLM proporcionará quase 25% mais assentos para Portugal e Croácia em comparação com o verão de 2024.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.