
A start-up JetAir Caribbean, com sede em Curaçao, anunciou que está lançando suas primeiras operações regulares de ageiros. Os dois primeiros destinos são Saint Maarten, Santo Domingo, Port-au-Prince e Kingston, todos eles a partir desse mês de dezembro.
As operações são realizadas com uma única aeronave modelo Fokker 70, enquanto que uma segunda aeronave do modelo está sendo preparada para completar a frota da companhia. Com a chegada do segundo avião do modelo, a empresa espera abrir mais rotas na América do Sul e Caribe.
Apesar de iniciar os voos regulares nesse momento, a empresa já vinha operando alguns fretamentos na região do Caribe desde novembro, quando conseguiu seu Certificado de Operador Aéreo, concedido pela Autoridade de Aviação Civil de Curaçao (CCAA).
Como nasceu a JetAir?
Em fevereiro desse ano, a United Caribbean Airlines, uma empresa de voos fretados com pequenas aeronaves, anunciou que estava considerando entrar no mercado de serviços regulares de ageiros através de sua subsidiária nomeada JetAir Caribbean.
A ideia era assumir posto deixando pela empresa InselAir, que encontrava-se em situação falimentar, com o apoio de investidores locais e do governo de Curaçao, que buscava manter a conectividade da ilha holandesa, altamente dependente do setor de turismo, uma das principais fontes de renda.
Para tanto, enquanto esperava seu Certificado de Operador da Aéreo, a empresa buscou no mercado por seus dois primeiros aviões e encontrou disponíveis duas aeronaves Fokker 70 que antes voavam na regional holandesa KLM Cityhopper.