
Um dos maiores ídolos do futebol argentino e famoso mundo afora, Diego Maradona agora está estampado em uma aeronave. Batizado de ‘Tango D10S’, o avião que homenageia o craque e voará para a Copa do Mundo no Catar foi apresentado ao público nesta semana.
A aeronave escolhida para a homenagem foi o Bombardier CL-600-2B16 Challenger 601 registrado sob a matrícula LV-JVB, que além de voar para a Copa do Mundo de 2022 no Catar, também funcionará como um museu itinerante fazendo uma turnê pelo mundo.
De acordo com o Buenos Aires Times, a apresentação do jato particular ocorreu na última quarta-feira (25), no Aeroporto de Morón, em Buenos Aires, e contou com a participação de ex-jogadores da equipe de Maradona que venceu a Copa do Mundo, como Sergio ‘Checho’ Batista, que também comandou a seleção argentina, e Ricardo Bochini. Todo o evento foi apresentado pelo ex-zagueiro da seleção argentina Juan Pablo Sorín.
Na iniciativa do projeto do grupo empresarial Give&Get, com seu CEO, Gastón Kolker, e a intervenção do artista plástico Maximiliano Bagnasco, a aeronave foi pintada à mão e recebeu em sua fuselagem a imagem de Maradona beijando a taça da Copa do Mundo que a Argentina ganhou em 1986 no México.
Conforme as imagens no vídeo abaixo, além das cores brancas e azuis predominantes na fuselagem, a cauda do ‘Tango D10S’ recebeu a imagem do rosto do Maradona quando cantando o hino nacional argentino, e os winglets receberam a imagem alusiva ao icônico gol da ‘mão de Deus’ contra a Inglaterra.
O interior da aeronave é também especial, com 10 assentos personalizados, e decorado com itens que remetem a Maradona, como bolas, chuteiras e camisetas. Além disso, a aeronave conta com um sistema interativo com a voz e a imagem do jogador, que faleceu em 2020.
@avioesemusicas Liton, este Bombardier, virou o “Tango D10S”. Tem IA para conversar com os ageiros, querem ir ao Catar levando alguns campeões de 86. Lançado ontem aqui em um grande evento. 💙 pic.twitter.com/uPL5qf5SgT
— Éder A. (@edersep) May 26, 2022
Segundo informações da empresa responsável pelo projeto, inicialmente a aeronave fará voos particulares na Argentina, e depois o plano é “levá-lo ao México, Nápoles, Dubai, todos os lugares que foram emblemáticos na vida de Maradona”.
Após a série de voos pelo mundo e a participação na Copa no Catar, a aeronave será leiloada e os fundos arrecadados serão reados a uma instituição de caridade.
Leia mais: