
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira a libertação do americano Marc Fogel, que estava detido na Rússia.
Segundo Trump, seu enviado especial, Steve Witkoff, está deixando o espaço aéreo russo junto com Fogel, após uma negociação que resultou em sua liberação. A aeronave utilizada é um Gulfstream G650ER de matrícula N103WG, o mesmo que Trump utilizou para ir até a França ano ado, quando já era presidente eleito.
De acordo com o comunicado divulgado pela equipe do presidente americano, a troca foi negociada diretamente por Trump e seus assessores e representa um gesto de boa-fé por parte da Rússia. Além disso, o acordo seria um indicativo de avanços para o fim do conflito na Ucrânia.
Trump destacou que, desde o início de seu novo mandato, tem trabalhado na libertação de cidadãos americanos detidos no exterior e reforçou seu compromisso de trazer todos de volta aos Estados Unidos.
Marc Fogel é um professor americano e foi preso ao tentar na Rússia em 2021 com 17 gramas de maconha medicinal, e deve chegar ainda nesta noite em solo americano, onde será recebido por sua família e amigos. A Casa Branca e nem o Kremlim não informaram qual prisioneiro russo foi libertado em troca da liberdade de Fogel.
American Marc Fogel pictured onboard Steve Witkoff’s Gulfstream G650ER Business Jet on the way back to the United States, after being imprisoned in Russia for nearly 4 Years. pic.twitter.com/HxhrGfm96X
— OSINTdefender (@sentdefender) February 11, 2025
Private G650ER N103WG #A011D4 departed Moscow, tracking west. On board, US Presidential envoy Steve Witkoff, along with freed American Marc Fogel (who was imprisoned in RUS).
— Johnny Gemini (@Borrowed7Time) February 11, 2025
BIG h/t to @avischarf for the scoop!@Dinlas3 @sipjack1776 pic.twitter.com/GIMtWWKKLV
Com Informações da Casa Branca