
Um avião de luxo do modelo Embraer Legacy 600, associado ao chefe do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, foi visto pousando em um aeroporto militar próximo a Minsk, na Bielorrússia, nesta terça-feira (27). Prigozhin é um bilionário conhecido como o líder do grupo russo de mercenários Wagner e participou na revolta armada no sábado, mas seu paradeiro desde então tem sido desconhecido.
Após o fim da hostilidade doméstica, a imprensa internacional relatou que as autoridades russas anunciaram o fim da investigação criminal, dando a entender que não haverá acusações e punições a respeito da revolta. Na segunda-feira, essa informação foi desmentida pelo Kremlin, embora ninguém saiba os reais termos do acordo.
Segundo dados de ferramentas de rastreamento de voos, o jato Legacy 600 pousou em um campo militar em Machulyshchi, após decolar de Rostov-on-Don, uma cidade notadamente ocupada por forças do Wagner e tida como base operacional do grupo em sua ação na Ucrânia.
O jato desenvolvido no Brasil tem matrícula RA-02795 e foi precedido na rota por outro avião executivo da cidade de São Petersburgo.
A chegada de Prigozhin na Bielorrússia indicaria que o líder do Grupo Wagner está a salvo de qualquer acusação, embora não haja nenhuma confirmação oficial de sua presença a bordo desse voo.
The business jet of Yevgeny Prigozhin landed at the Machulishchi military airfield near Minsk, monitoring channels report
— Sprinter (@Sprinter99880) June 27, 2023
The plane landed less than half an hour ago, at 7:40 am . In addition, another business jet from St. Petersburg landed in Machulishchi. pic.twitter.com/auVEQidUOn