
Após a primeira programação de vinda do Antonov AN-124 ao Brasil ter sido alterada, com adiamento de alguns dias, o grande avião cargueiro já partiu da China na quinta-feira, 26 de setembro, para chegar ao país no sábado, 28.
O jato partiu de Hong Kong, na China, e voou até Mombaça, no Quênia, onde realiza uma escala técnica de reabastecimento e descanso de tripulação, conforme mostram dados das plataformas de rastreamento online de voos.


Operado pela companhia aérea ucraniana Antonov Airlines, o AN-124 chegou ao país africano por volta das 14h15 de ontem (horário de Brasília), e a programação que consta no sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) indica que deverá decolar, direto para o Brasil, à meia-noite do sábado.
Caso se confirme a partida no horário programado, o voo ADB-3876 deverá chegar por volta das 13h30 no Aeroporto Internacional do Galeão – Tom Jobim, no Rio de Janeiro (RJ). Após o desembarque da carga, a decolagem está prevista para a noite do domingo, 29 de setembro, às 22h00, no voo ADB-0381.
Atualização (28/09): neste sábado, o AN-124 partiu do Quênia no horário programado.
Como o canal Aviation TV possui uma câmera ao vivo apontada para o Galeão, será possível ver o Antonov chegando e partindo. O player a seguir mostra a transmissão:
Segundo informações de uma fonte relacionada à operação, o grande avião foi contratado para transportar uma carga especial, de grandes dimensões, partindo de Hong Kong, na China. Embora outros modelos de aviões possam ar o peso do item, as dimensões das portas destes não comportam o embarque.
Um dos maiores aviões do mundo e símbolo da indústria ucraniana desde a época da União Soviética, o Antonov AN-124 Ruslan tem 69 metros de comprimento e 21 metros de altura, podendo levar até 150 toneladas de carga. Seu recorde em operação comercial é de 135 toneladas, quando, em 1993, levou um gerador elétrico da Siemens, da Alemanha para a Índia.
Em termos de dimensões, sua porta frontal (abertura pelo nariz) tem dimensões de até 6,4 metros de largura por 4,4 metros de altura. A título de comparação, o Boeing 747-8F tem dimensões de até 3,8 metros de largura por 2,5 metros de altura na porta frontal (abertura do nariz) e até 3,4 metros de largura por 3,1 metros de altura na porta lateral, e o Boeing 777-200F tem até 3,7 metros de largura por 3,1 metros de altura na porta lateral.
O AN-124 se tornou o maior modelo de avião cargueiro civil em operação no mundo, em diversos de seus aspectos técnicos e operacionais, depois que o seu “irmão” maior, o AN-225 Mriya, que só possuía uma unidade construída, ter sido destruído na Ucrânia nas primeiras semanas dos ataques da Rússia.
Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.