Início Aeroportos

Israel retalia e faz ataque no Aeroporto no Iêmen com caças F-15 e F-16 66a4b

Caça F-15I decola para ataque no Iêmen | Divulgação – IAF

A Força Aérea de Israel (IAF) informou hoje (6) que realizou ataques aéreos de precisão contra alvos ligados aos Houthis no principal aeroporto de Sanaá, capital do Iêmen. 3m3w4a

Segundo o comunicado oficial divulgado nas redes sociais, os bombardeios foram uma resposta direta ao ataque lançado pelo grupo contra o Aeroporto Ben Gurion, em Tel Aviv. Imagens que circulam nas redes sociais e TV locais mostram uma grande quantidade de fumaça.

Até o momento não foram confirmadas vítimas e nem aeronaves destruídas, em contraste com os ataques anteriores no mesmo aeroporto realizado tanto por forças sauditas como israelitas. O Aeroporto de Sanaá conta com pouco serviço aéreo regular, sendo que a única rota feita de maneira constante é a que liga a capital do Iêmen com Amã, na Jordânia, feito por aeronaves Airbus A330-200 da Yemenia Airlines, que estava no aeroporto na hora do ataque.

De acordo com os militares israelenses, a infraestrutura do aeroporto iemenita vinha sendo usada como um centro logístico para a transferência de armas e operativos do grupo, que Tel Aviv classifica como uma organização terrorista apoiada pelo Irã. A IAF afirmou que o ataque teve como objetivo desmantelar essas operações, e que medidas foram tomadas para minimizar danos a civis e estruturas não militares.

Além do aeroporto, a operação também atingiu várias usinas de energia em Sanaá e arredores, que, segundo Israel, eram exploradas pelos Houthis tanto para abastecimento estratégico quanto para a construção de túneis subterrâneos.

A IAF continuará operando — a qualquer distância — contra todas as ameaças à segurança dos cidadãos do Estado de Israel”, concluiu a nota oficial.

Até o momento, não há informações independentes sobre o número de vítimas civis ou danos materiais, nem comentários por parte dos Houthis sobre os ataques.