
A Força Aérea Israelense recebeu, na última semana, mais três caças novos de fábrica do modelo F-35I Adir, fabricados pela Lockheed Martin.
A fabricante americana entregou mais uma leva do caça F-35A, modificado especialmente para Israel e denominado “Adir”. As aeronaves pousaram na Base Aérea de Nevatim, em Israel, e serão incorporadas ao 116º Esquadrão, conhecido como “Leões do Sul”, devido à localização da base no mapa israelense.
Em uma publicação na rede social X, a IAF destacou que os caças Adir são os únicos, atualmente, capazes de carregar até quatro bombas JDAM externamente, enquanto o F-35A foi originalmente projetado para transportar essas bombas apenas na baía interna de armas.

O JDAM é um kit de guiagem que combina GPS, sistema inercial de voo (INS) e, em algumas versões, laser. O grande diferencial desse sistema da Boeing é que ele pode ser instalado em qualquer bomba padrão de 500, 1.000 ou 2.000 libras, que estão entre as mais utilizadas no Ocidente.
Na foto divulgada pela IAF, é possível ver um F-35I equipado com quatro bombas Mk-84 de 2.000 libras (910 kg), designadas como GBU-31, com alcance de 24 quilômetros. Em julho do ano ado, a própria IAF divulgou imagens do uso dessa bomba em Gaza:
The “Adir” was originally designed to carry munitions internally. Flight Test Center, in collaboration with @LockheedMartin and the Pentagon’s F-35 program, developed a capability for external JDAM carriage. Israel’s “Adir” is the only F-35 to conduct strikes with this design. pic.twitter.com/l3RyFhGXnX
— Israeli Air Force (@IAFsite) March 16, 2025