
Em meio ao processo de devolução da concessão do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, de Natal, localizado em São Gonçalo do Amarante (RN), a operação da Torre de Controle não é mais feita pela concessionária Inframerica.
A transição do Controle de Tráfego Aéreo local para o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), órgão do Comando da Aeronáutica (COMAER), era um processo previsto entre as etapas da devolução do equipamento do Governo Federal, e se concretizou desde a última terça-feira, 1º de março.
Segundo reporta o g1, no entanto, a Inframerica ressalta que “antes mesmo do pedido de devolução, a a já discutia o tema com os órgãos competentes”.
A concessionária era a única empresa aeroportuária privada responsável por alguma área de controle de tráfego aéreo no Brasil, e agora, na futura relicitação, não estará incluso no edital a operação da Torre de Controle, permanecendo sob a gestão da Aeronáutica.
Ainda segundo a Inframerica, o DECEA já vinha treinando as equipes e testando os equipamentos do local há alguns meses, para que a transferência fosse realizada de forma segura e seguindo as normas e legislação do setor.