2s2i3l

Após estarem prontos para serem lançados no voo de número 5 desde a primeira semana de agosto, aguardando por aprovações das autoridades reguladoras, neste domingo, 13 de outubro, o foguete Super Heavy e, conectado acima dele, a espaçonave Starship finalmente puderam partir para um teste de voo histórico, que incluiu o objetivo mais ambicioso da SpaceX, empresa do visionário Elon Musk, até agora: retornar o propulsor Super Heavy ao local de lançamento e “pegá-lo” no ar.
Até então, a SpaceX vinha recuperando foguetes através do pouso deles na vertical, com pernas mecanizadas que se abriam nos segundos finais do retorno ao solo.
Agora, esta foi uma operação singularmente nova na história dos foguetes. Os engenheiros da SpaceX aram anos se preparando e meses testando a captura do propulsor, com técnicos investindo dezenas de milhares de horas na construção da infraestrutura para maximizar as chances de sucesso. E o teste foi, de fato, um sucesso.
Conforme o vídeo a seguir, o Super Heavy partiu, subiu até 70 km de altitude, liberou a Straship rumo ao espaço, virou, retornou e, com todo o seu tamanho e peso, foi suave e precisamente acomodado, em pleno ar, entre dois enormes braços móveis de uma torre, que se fecharam para a captura:
Orgulhoso de mais este grande marco de sua empresa espacial, Elon Musk divulgou diversos vídeos em seu perfil no X, mostrando curiosidades, informações e cortes da filmagem da missão bem-sucedida. Ele compartilhou, por exemplo, uma entrevista, que deu há 3 anos, quando falou o seguinte sobre a ambição desta conquista agora tonada realidade:
“Se você pode mover massa [do foguete] para o solo, é melhor mover a massa para o solo. É por isso que removemos as pernas [usadas no pouso] do foguete e colocamos a torre para pegá-lo. Isso parece loucura. Eu sei que parece insano. Quando eu sugeri isso, as pessoas pensaram que eu enlouqueci, e eu pensei que talvez eu tivesse enlouquecido. Isso pode levar algum tempo, mas nós vamos conseguir.”
Em outro dos vídeos prévios à missão, onde explicou sobre o mecanismo, Musk disse:
“Esta é uma torre personalizada com braços projetados para capturar o maior e mais pesado objeto voador já feito e tirá-lo do ar. Ele pesará cerca de 250 toneladas. Vamos torná-lo mais leve com o tempo. Então você tem algumas centenas de toneladas despencando a mais da metade da velocidade do som. Então, essa coisa ainda está chegando muito rápido. Quando os motores forem acionados, isso vai reduzir a velocidade para basicamente zero e entrar entre os braços. Os braços serão largos e, conforme ele se aproxima, os braços irão se fechar, ficando rentes à lateral do veículo, e o veículo descerá através dos braços. A probabilidade é incerta, mas está acima de zero.”
O visionário empresário também publicou uma atualização na noite do domingo, falando sobre a inspeção do foguete após a missão:
“Acabei de inspecionar o propulsor do Starship, que os braços agora colocaram de volta em sua base de lançamento. Parece ótimo! Alguns bicos externos de motores estão deformados pelo aquecimento e há alguns outros problemas menores, mas estes são facilmente resolvidos. O Starship foi projetado para alcançar a condição de novo voo de seu propulsor de foguete em até uma hora após a decolagem. O propulsor retorna em cerca de 5 minutos, então o tempo restante é para recarregar o propelente e colocar uma nave no topo do propulsor.”
Veja a seguir as publicações feitas por Musk em seu X:
/center>The tower has caught the rocket!!
— Elon Musk (@elonmusk) October 13, 2024
pic.twitter.com/XsHJBdUh
3 years ago https://t.co/QXekZ1AG
— Elon Musk (@elonmusk) October 14, 2024
— Elon Musk (@elonmusk) October 14, 2024
Just inspected the Starship booster, which the arms have now placed back in its launch mount. Looks great!
— Elon Musk (@elonmusk) October 14, 2024
A few outer engine nozzles are warped from heating & some other minor issues, but these are easily addressed.
Starship is designed to achieve reflight of its rocket… pic.twitter.com/oWZoOOfHmk
Elon Musk explains exactly how Space X's Mechazilla can catch the Super Heavy booster.
— Collin Rugg (@CollinRugg) October 13, 2024
On Sunday morning, Space X successfully caught a 20+ story tall rocket booster.
"This is a custom-built tower with arms that are designed to catch the largest flying and heaviest flying… pic.twitter.com/7rwHnXDk2d