
O International Airlines Group (IAG), proprietário de companhias aéreas como British Airways e Iberia, está em negociações com a Starlink, empresa de internet via satélite de Elon Musk, visando oferecer Wi-Fi ultrarrápido aos seus ageiros.
Annalisa Gigante, chefe de inovação do grupo, mencionou em entrevista à Bloomberg que o IAG também está considerando o Projeto Kuiper da Amazon como uma possível alternativa.
Esta movimentação destaca a crescente adoção da tecnologia de internet a bordo fornecida por satélites em órbita baixa, uma área em que a Starlink tem se destacado. A rede crescente de satélites da Starlink possibilita o à internet em áreas remotas e tem sido uma opção atraente tanto para a indústria de aviação quanto para o transporte marítimo, apresentando-se como concorrente direto de provedores tradicionais como Viasat e Gogo.
Nos últimos tempos, várias grandes companhias aéreas, incluindo a United Airlines, Qatar Airways e Air New Zealand, anunciaram acordos com a Starlink para melhorar a conectividade a bordo.
Recentemente, a Air também divulgou planos para implementar a tecnologia Starlink em suas aeronaves no próximo ano. A expectativa é que a airBaltic seja a primeira companhia aérea europeia a oferecer internet Starlink a bordo.
Atualmente, o serviço de internet a bordo das aeronaves do IAG é fornecido pela Inmarsat, que foi adquirida pela Viasat no ano ado.