Início Indústria Aeronáutica

Helicóptero não tripulado HT-100 é apresentado no Rio de Janeiro a militares brasileiros 5h3c11

Em um evento importante, a EDGE, um dos principais grupos globais de tecnologia avançada e defesa, apresentou as capacidades do helicóptero não tripulado HT-100, desenvolvido pela ANAVIA, em uma zona de testes na Restinga da Marambaia, no Rio de Janeiro. 4g1h2y

A demonstração ocorreu no dia 22 de abril de 2025 e teve como objetivo mostrar a versatilidade e precisão do HT-100 na entrega de informações táticas em tempo real para missões de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR).

Durante a demonstração, o helicóptero não tripulado mostrou um desempenho relevante, alcançando um tempo de prontidão de apenas 15 minutos desde a ativação do sistema até a decolagem.

O modelo executou um perfil de voo complexo, incluindo manobras como voo estacionário, deslocamentos em baixa velocidade e baixa altitude, além de manobras em figura de oito e órbitas circulares.

Entre as capacidades destacadas estavam o voo visual (VLOS) e o voo além da linha de visada (BVLOS), bem como a capacidade de mapeamento em tempo real, que amplifica a consciência situacional dos operadores.

O HT-100 é uma solução que promete atender às demandas específicas de defesa e segurança pública na América Latina, conforme destacou Tiago Silva, CEO da EDGE América Latina.

A demonstração contou com a presença de representantes das Forças Armadas do Brasil, Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria Nacional de Segurança Pública, Polícia Federal e diversas empresas privadas de setores como segurança, siderurgia, agropecuária e energia elétrica. Essa diversidade de participantes ressalta o potencial do HT-100 em diferentes aplicações operacionais.

O HT-100 foi projetado como uma alternativa de rápida implantação para helicópteros tripulados, sendo um equipamento robusto capaz de operar em terrenos variados, tanto diurnos quanto noturnos, e sob condições climáticas adversas.

Com uma capacidade de carga útil de até 60 kg e uma autonomia de voo de até 6 horas, o helicóptero é equipado com um sistema de rotores interligados e uma turbina industrial de alto desempenho, garantindo eficiência energética e baixa vibração.

Jon Andri Jörg, CEO da ANAVIA, destacou que a solução estabelece um novo padrão no segmento de aviação rotativa não tripulada. Ele afirmou: “Com o HT-100, estamos estabelecendo um novo padrão na aviação rotativa não tripulada. Nosso compromisso é entregar uma plataforma confiável, precisa e eficaz mesmo nos ambientes mais exigentes. Esta demonstração no Brasil reforça nossa missão de levar a inovação europeia para o mercado global, por meio da força internacional do grupo EDGE.”

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.