Início Segurança Pública

Helicóptero H130 recém-entregue à Saúde do Rio realiza transferência de prematuro com apoio do SAMU aéreo j301c

Imagem: Prefeitura de Cabo Frio

Um recém-nascido prematuro, de uma gestação de alto risco, internado no Hospital Municipal da Mulher, foi transferido neste sábado (12) para o Hospital Neotin – Neonatal Terapia Intensiva, em Niterói, com o apoio do helicóptero do SAMU aéreo. 3b3q6r

Segundo informou a Prefeitura de Cabo Frio, a transferência foi necessária devido à gravidade do quadro clínico do bebê, que foi encaminhado imediatamente para a UTI.

Ao nascer, a criança foi inserida imediatamente no Sistema de Regulação Estadual (SER), para a captação de uma vaga em hospital de alta complexidade. O processo ocorreu de maneira rápida, e a vaga foi autorizada com transporte aéreo para o e”, informou Danielle Teles, coordenadora-geral da regulação das urgências e emergências do município.

A aeronave, o Airbus H130 de matrícula PP-CHV, pousou no campo em frente à UPA do Parque Burle e foi acompanhada pela equipe de resgate municipal até o Hospital da Mulher, onde o prematuro estava internado com a mãe.

Nossa maior missão é salvar vidas, e todos os nossos esforços serão sempre voltados para isso”, afirmou a secretária Beatriz Trindade, que acompanhou todo o resgate.

A mãe da criança deu entrada no Hospital da Mulher no dia 4 de abril e, desde então, vinha sendo acompanhada por conta da gestação de alto risco. No dia 11, a equipe médica precisou realizar uma cesariana para o nascimento do prematuro.

A operação foi realizada com o primeiro helicóptero H130 recentemente entregue ao Rio de Janeiro, totalmente equipado para missões aeromédicas e transferências inter-hospitalares, incluindo uma incubadora neonatal. A aeronave conta com capacidade para dois pilotos, e avançado de vida e equipe médica a bordo, além de recursos como piloto automático, sistema ativo de controle de vibração e outros dispositivos de segurança.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.