
Nove Guardas Civis Municipais (GCM) de Mogi Mirim (SP) receberam na tarde da última quarta-feira (11), o certificado de formação no Curso Básico AVSEC (Aviation Security), homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e válido em todo o país.
O curso é exigido pela Anac para cidades onde há aeroportos (independente do porte) e a formação prepara profissionais para atuar como Agentes de Proteção da Aviação Civil (APAC) na segurança contra atos de interferência ilícita.
A entrega dos certificados aconteceu no gabinete, com a presença do prefeito Paulo Silva; do secretário de Segurança Pública, Luiz Carlos Pinto; e do secretário de Governo, Massao Hito.
O curso ministrado aos nove agentes da GCMs que fazem a segurança do aeroporto municipal de Mogi Mirim foi aplicado pelo Centro de Instrução Tramite Air Training, de Ribeirão Preto, uma instituição homologada pela Anac.
Foram 32 horas de treinamento durante o mês de setembro, com as aulas teóricas sendo aplicadas no CAM (Centro istrativo Municipal). Houve uma aula prática realizada no aeroporto. O instrutor foi Cláudio do Carmo Fialho Filho, gerente de segurança do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
A partir de agora, com a formação recebida, os GCMs seguirão um checklist na segurança do aeroporto, que envolve uma série de pontos sensíveis, como cerca patrimonial, equipamentos e auxiliares de navegação, e fornecimento de água e de energia elétrica, dentre outros. Como gestor do aeroporto, o gerente da Secretaria de Governo, Julio Blander, também fez o curso e foi certificado.
Leia mais: