
A Cargolux, companhia aérea baseada em Luxemburgo e que opera 29 aviões Boeing 747, e a Arthur Welter, única empresa familiar de transporte rodoviário do Luxemburgo com a sua dimensão, anunciaram ontem, 16 de julho, uma colaboração em um projeto de caminhão movido a hidrogênio.
Os parceiros de longa data estão trabalhando juntos em um teste inicial de dois anos para um serviço de transporte movido a hidrogênio. O veículo da Arthur Welter operará em nome da Cargolux cinco vezes por semana entre Luxemburgo e Frankfurt, na Alemanha.
O veículo, especialmente adaptado para atender aos requisitos de carga aérea, possui um alcance de aproximadamente 400 quilômetros. O caminhão será reabastecido em ambos os extremos da jornada, pois as instalações de abastecimento de hidrogênio pelo caminho são atualmente escassas na região. Ambas as partes estão confiantes de que esta iniciativa pioneira servirá como um marco na descarbonização das operações.
As empresas, ambas sediadas em Luxemburgo, afirmam que estão orgulhosas de embarcar neste novo capítulo juntas para demonstrar a viabilidade de tal transporte no setor de logística.
“Quando a Cargolux iniciou este projeto, nosso parceiro de longa data Arthur Welter foi uma escolha natural para a colaboração. Nossas empresas têm trabalhado juntas há muitos anos e este projeto reflete nossa ambição compartilhada para o futuro de nossa indústria. Esta iniciativa visa mostrar as oportunidades que existem e provar que elas podem ser adaptadas a um setor dinâmico como o de carga aérea. Estamos ansiosos para testemunhar o sucesso deste empreendimento e, esperançosamente, construir sobre ele no futuro”, diz Richard Forson, Presidente e CEO da Cargolux.
“É uma honra para nós realizar este projeto ambicioso junto com nosso valioso parceiro Cargolux. Juntos, queremos dar o próximo o em direção ao transporte rodoviário sem emissões e provar que isso já é possível no frete aéreo hoje. Embora estejamos cientes de que temos que realizar um trabalho pioneiro na mobilidade com hidrogênio, estamos confiantes de que podemos liderar o caminho para a transição energética em nosso setor”, diz Viviane Welter, CEO da Arthur Welter Transports.
Como parte desta iniciativa, a Ministra da Mobilidade e Obras Públicas de Luxemburgo, Yuriko Backes, enfatizou: “A introdução de caminhões movidos a hidrogênio representa um grande avanço em nossos esforços coletivos para reduzir as emissões e melhorar a eficiência das operações logísticas. Estou confiante de que, no futuro, caminhões movidos a hidrogênio serão registrados em Luxemburgo.”
Informações da Cargolux