
FARNBOROUGH, Reino Unido – A Boeing e a Korean Air anunciaram hoje, 22 de julho, durante o Farnborough International Airshow 2024 (FIA 2024), um acordo a intenção da companhia aérea de adquirir até 50 aviões de fuselagem larga (widebody), sendo 20 777-9 e 20 787-10, com opções para mais 10 unidades desta maior variante do 787 Dreamliner.
Durante a coletiva de imprensa, à qual o AEROIN esteve presente, a companhia aérea destacou, por várias vezes, que espera que seu pedido comece a ser entregue a tempo, dentro do cronograma previsto para ser iniciado em 2028, e que acredita que a fabricante fará o possível para cumprir os prazos acordados.
A escolha da Korean Air pelos modelos 777-9 e 787-10 apoia o crescimento planejado e a renovação de sua frota em termos de tamanho, alcance e capacidade para alcançar mercados de alta demanda na Europa e América do Norte, bem como rotas regionais populares dentro da Ásia.
“A adição das aeronaves Boeing 777-9 e 787-10 é um marco significativo em nosso objetivo estratégico de expandir e atualizar nossa frota”, disse Walter Cho, Presidente e CEO da Korean Air. “Este investimento destaca nosso compromisso em proporcionar uma experiência de voo de classe mundial. Esses novos aviões elevarão o conforto dos ageiros e melhorarão a eficiência operacional, enquanto reduzem significativamente as emissões de carbono, apoiando nosso compromisso de longo prazo com a aviação sustentável.”
Quando finalizado e publicado no site de Pedidos e Entregas da Boeing, a Korean Air será o mais recente cliente a adquirir o maior e mais eficiente jato bimotor do mundo, o 777X. O modelo 777-9 pode acomodar 426 ageiros em uma configuração de duas classes, com um alcance de 13.500 km (7.285 milhas náuticas). Já o 787-10, modelo que entrou em operação neste mês na frota da Korean, pode transportar até 336 ageiros com um alcance de 11.730 km (6.330 milhas náuticas).
“Estamos honrados que a Korean Air tenha selecionado nossos maiores e mais eficientes aviões widebody para adicionar capacidade à sua rede global”, disse Stephanie Pope, presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes. “Os aviões da Boeing desempenharam um papel integral com a Korean Air nos últimos 50 anos, e o 777X e o 787 Dreamliner continuarão a apoiar os objetivos de longo prazo da companhia aérea para sustentabilidade e crescimento contínuo.”
A Divisão Aeroespacial da Korean Air atualmente fornece componentes para o programa 787, incluindo a ponta de asa inclinada exclusiva do modelo. O fornecedor também produz peças para vários aviões da Boeing, incluindo o 737 MAX, 767 e 777.
O AEROIN está presente em mais essa edição do Farnborough International Airshow. Para conferir todas as notícias do grande evento, clique aqui.