
Em meio ao surgimento de uma nova variante da Covid-19, as medidas para combater o vírus nos aeroportos estão cada vez mais reforçadas. Pensando no combate contra a Covid-19, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES) está com planos em parceria com o Aeroporto Internacional de Brasília para uma possível instalação de um ponto de vacinação contra a Covid-19 no terminal do aeroporto, apontam informações do Jornal de Brasília.
As negociações acontecem entre a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Infraero e Inframerica, concessionária do Aeroporto de Brasília.
“Estamos negociando uma sala com um ambiente reservado para a vacinação. O material necessário [para a conservação dos imunizantes] nós temos. Estamos fazendo agora ajustes técnicos para consolidar o posto do aeroporto. Vamos estudar também o tipo de abordagem que faremos”, diz o subsecretário de vigilância à Saúde do Distrito Federal, Divino Valero, ao Jornal de Brasília.
As expectativas são que os detalhes da negociação sejam estabelecidos até a próxima semana, para a SES poder dar início a instalação do ponto de vacinação que também contará com testes rápidos para a identificação do vírus.
A perspectiva é que as testagens contra a Covid-19 implementadas no aeroporto pelo SES, sejam gratuitos e poderão ser realizados por qualquer pessoa de agem pelo terminal.
Até o fechamento dessa publicação, cinco casos da variante Ômicron no Brasil foram confirmados pelo Ministério da Saúde – três em São Paulo e dois no Distrito Federal. Há pouco, um caso foi confirmado no Rio Grande do Sul, mas não foi confirmado pelo Ministério da Saúde, apenas pelo Governo Estadual.