
Os ageiros da GOL que estiverem transitando pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos a partir desta terça-feira (22), vão se deparar com a GAL, a mais nova atendente da empresa aérea. Mas não se assuste, a simpática robô está ali para fazer o trabalho que já faz há anos na página da internet da companhia, ou seja, ajudar os usuários a tirar suas dúvidas. A diferença é que a robozinha agora ganhou um corpo.
Com esse projeto-piloto, a GOL espera testar uma nova forma de atendimento, como parte de sua estratégia digital. Se der certo, a GAL poderá estar presente em várias partes do Brasil já no próximo ano. Assim como grande parte das inovações que a GOL tem apresentado ao mercado, a GAL também é fruto do trabalho do laboratório de tecnologia da empresa, o GOlLabs e está pronta para responder às perguntas mais comuns feitas por ageiros a agentes de aeroporto.
Além das dúvidas, ela terá outras funcionalidades, como ajudar com a marcação de assentos, troca de agens ou até guiar o ageiro pelo aeroporto, apesar de ainda não realizar as transações, ela vai indicar a melhor forma de solucionar as questões dos ageiros. No futuro, é esperado que ela ajude a executar uma série de serviços hoje realizados nos guichês de atendimento, reduzindo as filas para os ageiros.

Outro benefício do projeto é o uso da inteligência artificial, que fará com que o robô aprenda e gere elementos de análise para a empresa aérea melhorar a experiência do ageiro no aeroporto. Outra característica interessante é que a voz feminina da GAL será adaptada conforme o sotaque de cada região em que ela estiver no futuro.
No futuro, os sensores instalados na GAL permitirão que ela identifique quando houver pessoas próximas para que ela possa iniciar uma conversa antes de ser acionada.