Início Mercado

Frota de aeronaves comerciais na África deve dobrar até 2043, segundo previsão da Boeing 4z3x49

Com a população jovem e em crescimento da África em busca de novas oportunidades de viagem, a Boeing anunciou em seu Relatório Comercial de Mercado (CMO) de 2024 que a frota de aeronaves comerciais da região deverá mais que dobrar até 2043. 5237

A previsão destaca que as entregas de mais de 800 novos jatos de corredor único serão a principal força motriz desse crescimento, reforçando a demanda por aeronaves e serviços comerciais na região.

O CMO indica que o tráfego aéreo de ageiros na África deverá aumentar em média 6,4% anualmente, resultando em um crescimento superior a três vezes no volume de tráfego até 2043.

Este ritmo coloca a África como a terceira região com maior crescimento entre as dez analisadas pela Boeing. Shahab Matin, diretor istrativo de Marketing Comercial para o Oriente Médio e África da Boeing, ressaltou: “À medida que a demanda por viagens aéreas aumenta, as companhias aéreas africanas precisarão de mais aviões de corredor único para atender de forma eficiente muitas rotas nos maiores mercados de aviação do continente, incluindo Europa, Oriente Médio e dentro da própria África.”

Além disso, o CMO prevê que 82% das entregas de aeronaves na África serão voltadas para o crescimento, a porcentagem mais alta de qualquer região do mundo. A previsão também inclui a triplicação da frota de cargueiros, que irá apoiar os mercados de exportação da região e o crescimento do comércio eletrônico.

Os serviços de aviação em todo o continente devem apresentar um crescimento médio anual de 5,7%, acompanhando o aumento da frota. Em termos de mão de obra, a África precisará contratar e treinar 76 mil novos pilotos, técnicos de manutenção e tripulação de cabine, triplicando o número de profissionais ativos na região.

As novas entregas de aeronaves previstas entre 2024 e 2043 incluem:

Regionais: 65
Jatos de corredor único: 830
Widebody: 260
Cargueiros: 15
Total: 1.170

Desde 1961, a Boeing publica o CMO anualmente, tornando-se a previsão mais longa e abrangente do setor. O relatório é amplamente reconhecido como a análise mais completa da indústria da aviação comercial. A previsão completa pode ser ada em boeing.com/cmo.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.