
A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) anunciou pela primeira vez seu objetivo de aquisição para um novo caça de sexta geração. A força planeja operar pelo menos 185 novos jatos de superioridade aérea Boeing F-47, que devem substituir os veneráveis, mas envelhecidos, caças stealth F-22 da Lockheed Martin. 38v50
O chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General David Allvin, revelou a meta de frota em uma postagem na rede social X, no dia 13 de maio. Além do número de aeronaves, Allvin detalhou também várias métricas de desempenho do F-47, incluindo um raio de combate sem reabastecimento de 1.000 milhas náuticas (1.850 km) e uma velocidade máxima de Mach 2.
O F-22 também pode atingir Mach 2, mas com um raio de combate significativamente menor, de 590 milhas náuticas.
“Modernização significa implantar um conjunto de ativos que proporcionem dilemas únicos para os adversários”, disse Allvin, “enquanto nos mantemos do lado certo da curva de custos.”
O general também revelou que a nova família de caças não tripulados FQ, em desenvolvimento para a USAF, terá um raio de combate de 700 milhas náuticas.
As empresas Anduril e General Atomics Aeronautical Systems estão se preparando para testar protótipos competitivos, designados YFQ-44A e YFQ-42A, respectivamente, que competem para fornecer mais de 1.000 unidades para apoiar a nova frota de F-47.
O objetivo de aquisição para o programa Next Generation Air Dominance, que originou o F-47, tem sido objeto de especulação por algum tempo. Espera-se que o novo jato seja significativamente mais caro do que as plataformas de caça existentes.
O ex-secretário da força aérea, Frank Kendall, revelou em 2024 que os dois protótipos competitivos em consideração custariam o equivalente a múltiplos caças F-35A da Lockheed, que têm um preço de aproximadamente $80 milhões cada.
A força aérea adquiriu um número semelhante de F-22s, mas o alto custo dessa aeronave pioneira acabou limitando o tamanho da frota a apenas 188 exemplares, uma redução significativa em relação aos planos iniciais de operar até 750 unidades.
O preço estimado do F-47, que varia de $200 a $300 milhões cada, está mais próximo do custo do novo bombardeiro stealth B-21 da Northrop Grumman do que do preço de caças tradicionais.
Cada B-21 tem um preço contratualmente limitado a $550 milhões em valores de 2010, o que equivale a aproximadamente $809 milhões em dólares de 2025.