
A jovem companhia aérea Flybair, uma start-up criada com recursos de crowdfunding, fez seu primeiro voo no sábado, 18 de junho, conectando a cidade de Berna com Mallorca, na Espanha. Trata-se de um momento histórico, já que essa é a primeira empresa aérea do mundo com funding oriundo de financiamento coletivo, no Brasil popularmente chamado de “vaquinha”.
Para o voo inaugural, mais de 70 ageiros foram recebidos a bordo de um Embraer E190 arrendado da Helvetic, seu parceiro operacional nesse momento inicial. O primeiro voo decolou nove meses após o início do crowdfunding.
Segundo comunicado da empresa divulgado na noite de domingo, entre os primeiros ageiros estavam André Lüthi e Urs Ryf, Membros do Conselho da FlyBAIR e José Gonzalez, CEO da companhia aérea. “Acompanhamos o projeto desde o seu lançamento no ano ado: é um grande prazer vê-lo voando agora”, disse Ryf.
O programa de verão da Flybair conta com um total de sete destinos de férias. Além de Palma de Mallorca, os destinos Jerez e Menorca, na Espanha, bem como Kos, Creta, Preveza e Rodes, na Grécia, também serão servidos.
Como nasceu a ideia
Residentes da capital suíça de Berna se mobilizaram ao perceberem que não teriam voos locais na temporada de verão e, numa iniciativa incrível e incomum, decidiram criar sua empresa aérea por conta própria.
Os criadores decidiram seguir por esse caminho porque acreditavam que já havia ado da hora de uma companhia aérea conectar a capital suíça aos destinos europeus, e que seus concidadãos concordavam totalmente com isso. Eles estavam certos. Através do flybair.ch, a companhia arrecadou todos os 2,5 milhões de francos suíços (US$ 2,5 milhões) que precisava para o seu lançamento, dentre os cerca de 1 milhão de cidadãos de Berna.
A ideia, nesse primeiro momento, é que a empresa opere voos com aeronaves arrendadas de outros operadores, como foi o que aconteceu com o Embraer da Helvetic.