
Uma grande movimentação de aviões tanque foi flagrada hoje no Mar Mediterrâneo, revelando um deslocamento em massa de caças americanos. Um total de 14 aeronaves Boeing KC-135R Stratotanker e KC-46A Pegasus da Força Aérea Americana (USAF) saíram de bases no Reino Unido, Espanha e Itália para apoiar o deslocamento de caças Lockheed Martin F-16CJ Fighting Falcon do 480th Fighter Squadron.
Estas aeronaves são baseadas na Alemanha, na Base Aérea de Spangdahlem. No entanto, o que poderia ser apenas mais um deslocamento de rotina, chamou a atenção nas redes sociais.
O primeiro ponto a chamar a atenção foi o fato de que os EUA já mandaram mais caças no início do mês, incluindo de ataque ao solo como o Boeing F-15E Strike Eagle e o Fairchild Republic A-10 Warthog.
O segundo é a quantidade de aviões de reabastecimento envolvidos: 14, para garantir que os F-16 chegassem o mais rápido possível em uma base americana no Oriente Médio, de nome não revelado.
It's when everyone works together in unison that it really becomes apparent what's going on.
— Evergreen Intel (@vcdgf555) October 25, 2024
From 0812Z. https://t.co/fItvQY0J1U pic.twitter.com/sPpOTKU3TV
Mas o último ponto, e não menos importante, chama a atenção: não são caças Vipers normais, sim da versão CJ. Nesta variante, o caça F-16 é equipado com um pod de identificação de emissão de radiação, para que seja detectado radares ativos inimigos.
Um software e especial também estão presentes na cabine do piloto, permitindo localizar e mirar no alvo, que é atingido usando um míssil anti-radar AGM-88 HARM. A primeira missão real do F-16CJ foi na Invasão do Iraque em 2003, neutralizando as defesas aéreas de Saddam Hussein e abrindo caminho para os bombardeiros.
São poucos os esquadrões na USAF que têm essa missão, conhecida como Wild Weasel (ou Doninha Selvagem, em alusão ao mamífero que, apesar de pequeno, sabe correr rapidamente pelo terreno, de maneira similar aos que os caças fazem ao desviar das defesas antiaéreas até as abater).
Este esquadrão deslocado hoje, que constitui aproximadamente 32 caças, é o único da USAF na Europa capaz de executar missões do tipo Wild Weasel. A recente movimentação de sistemas antimísseis para Israel, o cancelamento de voos para a região pela Qatar Airways, junto de vários rumores, apontam que o Irã deverá ser atacado muito em breve por caças israelenses, e da mesma maneira deverá revidar atacando com mísseis.
Com isso, os EUA estaria se preparando para ajudar a Força Aérea de Israel (IAF) nas missões, limpando as defesas aéreas do Irã.
U.S. Air Force F-16s from the 480th Fighter Squadron based at Spangdahlem Air Base, arrive in the U.S. Central Command area of responsibility. pic.twitter.com/myt8uWySX9
— U.S. Central Command (@CENTCOM) October 25, 2024
Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.